O governador Romeu Zema visitou, nesta sexta-feira (10/12/2021), as cidades de Águas Formosas e Machacalis, ambas afetadas pelas fortes chuvas dos últimos dias que atingiram os vales do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce. O chefe do Executivo vistoriou ações de assistência adotadas pelas prefeituras com apoio da Defesa Civil Estadual, conversou com os moradores e colocou a estrutura do Estado à disposição para prestar ajuda às famílias e para a recuperação das cidades.
“Estamos aqui juntos para avaliar a situação e o que podemos fazer. Toda assistência será dada à população. Queremos que essas pessoas tenham o menor impacto possível e que a situação seja normalizada o quanto antes”, disse o governador.
A visita foi acompanhada pela secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá, e pelo diretor-geral do DER-MG, Robson Santana.
“Vim aqui para tomar conhecimento dos danos que as chuvas causaram nas regiões. Infelizmente, tivemos perdas de vidas, duas até o momento. Quero saber como está a situação dos atingidos, como estão sendo assistidos pela Defesa Civil e, principalmente, o que mais podemos fazer. Estive com várias pessoas que perderam as suas casas e que estão com a residência inundada. As prefeituras, por meio da Defesa Civil local, têm dado apoio. Esperamos que as águas baixem entre hoje e amanhã, para que os danos sejam levantados. Sabemos, até o momento, que tivemos pontes que ficaram sem condições de uso e outros problemas”, acrescentou o governador em uma das visitas.
O chefe do Executivo estadual destacou que o objetivo do trabalho do Estado neste momento é resguardar vidas e minimizar o sofrimento da população afetada pelas chuvas. “O Estado dará total assistência a essas pessoas. Já providenciamos o envio de material de higiene, cestas básicas, colchões e estamos trabalhando ao lado dos prefeitos. É uma ação em conjunto entre Estado e prefeituras. E no que depender de mim, toda assistência será dada e continuaremos monitorando. As pessoas perderam bens e estão passando por momentos de privação, realocadas em casas de parentes ou em espaços cedidos pelas prefeituras. É lamentável que a enchente tenha causado esse sofrimento, mas a Defesa Civil do Estado tem feito de tudo para que a situação se restabeleça o mais rápido possível e que as pessoas sofram o mínimo”, afirmou Romeu Zema.
Foto: Gil Leonardi / Imprensa MG
Situação de emergência
O governador decretou situação de emergência em 26 cidades afetadas pelas chuvas dos últimos dias nos vales do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce, conforme a publicação no Diário Oficial de Minas Gerais desta sexta-feira (10/12/2021). As precipitações foram responsáveis por múltiplos desastres, inundações, movimentos de massas, enxurradas e alagamentos.
Além disso, provocaram grande comoção social, visto que houve perda de vidas, pessoas desalojadas e desabrigadas, comunidades ilhadas, entre outros danos e prejuízos.
Foto: Gil Leonardi / Imprensa MG
Municípios em situação de emergência:
- Águas Formosas (Vale do Mucuri)
- Bertópolis (Vale do Mucuri)
- Caraí (Vale do Jequitinhonha)
- Carmo da Cachoeira (Sul de Minas)
- Engenheiro Caldas (Vale do Rio Doce)
- Fronteira dos Vales (Vale do Mucuri)
- Ibirité (Região Metropolitana de Belo Horizonte)
- Itambacuri (Vale do Rio Doce)
- Jacinto (Vale do Jequitinhonha)
- Jampruca (Vale do Rio Doce)
- Joaíma (Vale do Jequitinhonha)
- Lagoa Formosa (Alto Paranaíba)
- Machacalis (Vale do Mucuri)
- Manhuaçu (Zona da Mata)
- Monte Formoso (Vale do Jequitinhonha)
- Novo Cruzeiro (Vale do Jequitinhonha)
- Novo Oriente de Minas (Vale do Mucuri)
- Ouro Verde de Minas (Vale do Mucuri)
- Padre Paraíso (Vale do Jequitinhonha)
- Palmópolis (Vale do Jequitinhonha)
- Pescador (Vale do Rio Doce)
- Resplendor (Vale do Rio Doce)
- Rio do Prado (Vale do Jequitinhonha)
- Salto da Divisa (Vale do Jequitinhonha)
- Santa Helena de Minas (Vale do Mucuri)
- Santa Maria do Salto (Vale do Jequitinhonha)
- Santo Antônio do Amparo (Oeste de Minas)
- Santo Antônio do Jacinto (Vale do Jequitinhonha)
- Teófilo Otoni (Vale do Mucuri)
- Umburatiba (Vale do Mucuri)
- Virgem da Lapa (Vale do Jequitinhonha)
——————
Quer receber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.