Governador garante assistência a cidades afetadas pelas chuvas nos vales do Jequitinhonha e Mucuri

0

O governador Romeu Zema visitou, nesta sexta-feira (10/12/2021), as cidades de Águas Formosas e Machacalis, ambas afetadas pelas fortes chuvas dos últimos dias que atingiram os vales do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce. O chefe do Executivo vistoriou ações de assistência adotadas pelas prefeituras com apoio da Defesa Civil Estadual, conversou com os moradores e colocou a estrutura do Estado à disposição para prestar ajuda às famílias e para a recuperação das cidades.

“Estamos aqui juntos para avaliar a situação e o que podemos fazer. Toda assistência será dada à população. Queremos que essas pessoas tenham o menor impacto possível e que a situação seja normalizada o quanto antes”, disse o governador.

A visita foi acompanhada pela secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá, e pelo diretor-geral do DER-MG, Robson Santana.

“Vim aqui para tomar conhecimento dos danos que as chuvas causaram nas regiões. Infelizmente, tivemos perdas de vidas, duas até o momento. Quero saber como está a situação dos atingidos, como estão sendo assistidos pela Defesa Civil e, principalmente, o que mais podemos fazer. Estive com várias pessoas que perderam as suas casas e que estão com a residência inundada. As prefeituras, por meio da Defesa Civil local, têm dado apoio. Esperamos que as águas baixem entre hoje e amanhã, para que os danos sejam levantados. Sabemos, até o momento, que tivemos pontes que ficaram sem condições de uso e outros problemas”, acrescentou o governador em uma das visitas.

O chefe do Executivo estadual destacou que o objetivo do trabalho do Estado neste momento é resguardar vidas e minimizar o sofrimento da população afetada pelas chuvas. “O Estado dará total assistência a essas pessoas. Já providenciamos o envio de material de higiene, cestas básicas, colchões e estamos trabalhando ao lado dos prefeitos. É uma ação em conjunto entre Estado e prefeituras. E no que depender de mim, toda assistência será dada e continuaremos monitorando. As pessoas perderam bens e estão passando por momentos de privação, realocadas em casas de parentes ou em espaços cedidos pelas prefeituras. É lamentável que a enchente tenha causado esse sofrimento, mas a Defesa Civil do Estado tem feito de tudo para que a situação se restabeleça o mais rápido possível e que as pessoas sofram o mínimo”, afirmou Romeu Zema.

Situação de emergência

O governador decretou situação de emergência em 26 cidades afetadas pelas chuvas dos últimos dias nos vales do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce, conforme a publicação no Diário Oficial de Minas Gerais desta sexta-feira (10/12/2021). As precipitações foram responsáveis por múltiplos desastres, inundações, movimentos de massas, enxurradas e alagamentos.

Além disso, provocaram grande comoção social, visto que houve perda de vidas, pessoas desalojadas e desabrigadas, comunidades ilhadas, entre outros danos e prejuízos.

Municípios em situação de emergência:

  1. Águas Formosas (Vale do Mucuri)
  2. Bertópolis (Vale do Mucuri)
  3. Caraí (Vale do Jequitinhonha)
  4. Carmo da Cachoeira (Sul de Minas)
  5. Engenheiro Caldas (Vale do Rio Doce)
  6. Fronteira dos Vales (Vale do Mucuri)
  7. Ibirité (Região Metropolitana de Belo Horizonte)
  8. Itambacuri (Vale do Rio Doce)
  9. Jacinto (Vale do Jequitinhonha)
  10. Jampruca (Vale do Rio Doce)
  11. Joaíma (Vale do Jequitinhonha)
  12. Lagoa Formosa (Alto Paranaíba)
  13. Machacalis (Vale do Mucuri)
  14. Manhuaçu (Zona da Mata)
  15. Monte Formoso (Vale do Jequitinhonha)
  16. Novo Cruzeiro (Vale do Jequitinhonha)
  17. Novo Oriente de Minas (Vale do Mucuri)
  18. Ouro Verde de Minas (Vale do Mucuri)
  19. Padre Paraíso (Vale do Jequitinhonha)
  20. Palmópolis (Vale do Jequitinhonha)
  21. Pescador (Vale do Rio Doce)
  22. Resplendor (Vale do Rio Doce)
  23. Rio do Prado (Vale do Jequitinhonha)
  24. Salto da Divisa (Vale do Jequitinhonha)
  25. Santa Helena de Minas (Vale do Mucuri)
  26. Santa Maria do Salto (Vale do Jequitinhonha)
  27. Santo Antônio do Amparo (Oeste de Minas)
  28. Santo Antônio do Jacinto (Vale do Jequitinhonha)
  29. Teófilo Otoni (Vale do Mucuri)
  30. Umburatiba (Vale do Mucuri)
  31. Virgem da Lapa (Vale do Jequitinhonha)

——————
Quer receber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui