Equipe mineira conquista terceiro lugar geral em competição internacional de bombeiros

0

Bombeiros militares de Minas Gerais participaram, de 7 a 9 de setembro, do V Desafio de Habilidades de Bombeiros, disputando provas com mais de 300 profissionais da América Latina. O Soldado Luiz Fernandes do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) conquistou o terceiro lugar geral na prova individual masculina, levando o Brasil ao pódio.

O evento contou com a participação mais de 300 bombeiros de seis países da América Latina que competiram individualmente e por equipes. A prova disputada era composta por um circuito com cinco estações que deveria ser cumprido no menor tempo possível.

Para realizar o desafio, os competidores usaram habilidades e técnicas empregadas nas atividades de bombeiros e trabalhadas diariamente nas ocorrências atendidas pelos militares. A prova foi dividida em cinco partes: subida com mangueira em uma torre de 12 metros, recuperação de um rolo de mangueira, entrada forçada, avanço em uma linha de ataque de incêndio e resgate de vítima.

O soldado Luiz Fernandes, do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (BEMAD), alcançou o terceiro lugar geral na categoria masculino individual, com o tempo de 2 minutos e 17 segundos. De acordo com o militar, a participação do CBMMG foi muito importante, pois eventos como esse estimulam toda a tropa na busca pela superação diária. “Os resultados alcançados demonstram o quanto estamos bem condicionados diante dos bombeiros das Américas e o quanto podemos melhorar. A conquista do terceiro lugar individual só foi possível pelo treinamento de qualidade que recebi no CBMMG e só tenho a agradecer por essa oportunidade ímpar.” A equipe mineira participou ainda nas categorias individual feminino, grupal misto e grupal feminino e masculino.

Equipe mineira participa de competição internacional de bombeiros (Divulgação/CBMMG)

O V Desafio de Habilidades de Bombeiros 2016 e a COPA OBA foram organizados pelo Conselho Nacional, a Fundação Fire da Argentina e a Organização dos Bombeiros Americanos (OBA) e foi realizada no parque de exposições “La Rural”, onde ocorreram as disputas entre os países convidados e a feira “INTERSEC”, com temas relativos à segurança e prevenção.

O objetivo do evento foi promover a interação esportiva e a troca e experiências entre os corpos de bombeiros participantes, envolvendo as delegações do Brasil (Conselho Nacional de Bombeiros Militares do Brasil – LIGABOM), Argentina, Colômbia, Equador (Guayaquil), Equador (Distrito Metropolitano de Quito), Panamá, Paraguai e Uruguai. A equipe do LIGABOM foi composta de nove militares do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e três do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS).

O capitão da equipe, Tenente Alexandre Monteiro, do CBMMG, ressaltou a importância da oportunidade de representar a corporação mineira e o Brasil, elevando o nome do Corpo de Bombeiros em caráter internacional e demonstrando o preparo e as capacidades dos militares. “A oportunidade é de extrema importância para todos os bombeiros militares, uma vez que a tropa se vê cada vez mais representada com a recorrente participação em competições esportivas. Além disso, estimula a prática de atividades físicas, o que favorece a qualidade de vida dentro da Instituição”. Segundo o oficial, a interação ainda favoreceu a troca de informações preventivas na área de segurança, equipamentos e procedimentos recorrentes no serviço de bombeiro militar.

A abertura do evento contou com a presença do presidente do Conselho Nacional de Bombeiros Voluntários da Argentina e Organização dos Bombeiros Americanos Carlos A. Ferlise, além de autoridades civis e militares da segurança pública e privada na Argentina.

O presidente abriu oficialmente o desafio convidando os participantes para as outras edições do evento nos próximos anos. “O desafio está no seu quinto ano e já é uma marca registrada da competição de bombeiros na América Latina e este ano bateu o recorde de participantes. Sinto uma grande alegria em compartilhar este momento com todos vocês e tenho o orgulho de ver que o compromisso com a educação e formação está crescendo”, finalizou.

Equipe mineira participa de competição internacional de bombeiros (Divulgação/CBMMG)

Soldado Luiz Fernandes, do BEMAD (Divulgação/CBMMG)

(Fonte: CBMMG)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui