As obras de melhoramento e pavimentação da LMG-754, no trecho entre Curvelo e Cordisburgo, com extensão de 40,25 quilômetros, e de implantação e pavimentação em pista dupla da Avenida Brasil, em Curvelo, com 2,7 quilômetros, avançam para a fase final. Reivindicação antiga da população, a previsão é de que o empreendimento seja concluído e entregue aos cidadãos nos primeiros meses de 2017.
O Governo de Minas Gerais está investindo R$ 56,7 milhões para a conclusão das obras. O compromisso de retomar e concluir as obras da LMG-754 e da Avenida Brasil havia foi assumido pelo governador Fernando Pimentel durante a solenidade de lançamento do Fórum Regional de Governo Território Central, na cidade de Curvelo, em agosto de 2015.
Nas pistas de rolamento, quase todos os serviços de terraplanagem foram concluídos e os trabalhos agora se concentram na execução da pavimentação. Das cinco pontes previstas no projeto de engenharia, quatro já estão recebendo os acabamentos finais, sendo duas sobre o Riacho Fundo, uma sobre o Ribeirão Maquiné e outra sobre o Córrego Quintino Vargas.
A maior das estruturas, com 180 metros de extensão e 12 metros de largura, passará sobre o Ribeirão do Onça e a Ferrovia Centro Atlântica (FCA), próximo à cidade de Cordisburgo. Neste caso, 100% da infraestrutura (fundação) está concluída, 60% da mesoestrutura (pilares e vigas) finalizados e 30% da superestrutura (tabuleiros) também estão prontos.
As obras, depois de concluídas, vão beneficiar aproximadamente 88 mil pessoas residentes nos dois municípios, com melhores condições de tráfego entre Curvelo e Cordisburgo, além de reduzir a distância entre a região Central e a capital mineira.
A obra é uma antiga reivindicação da população e foi compromisso assumido pelo governador durante o Fórum Regional de Governo (Foto: Divulgação/Setop/Agência Minas)
(Agência Minas)