Presídios de Minas Gerais recebem 12 esteiras de raios-X e 458 detectores de metal

0

Presídios e penitenciárias de Minas Gerais receberam do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) 470 novos equipamentos de inspeção de segurança. Foram 12 esteiras de Raios-X, 45 detectores de metal do tipo portal, 289 do tipo bastão e 124 do tipo banqueta, distribuídas para 147 unidades prisionais do Estado. O investimento, segundo a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), é de aproximadamente R$ 1,5 milhão.

Conforme o órgão, os últimos agentes de segurança foram treinados para operar os equipamentos na terça-feira (19). Uma equipe do Depen esteve em Belo Horizonte para acompanhar o treinamento, que teve duração total de 16 horas.

As esteiras de raios-X dispensam, por exemplo, que agentes abram sacolas ou mexam nos alimentos levados pelos familiares dos presos. “Ao mesmo tempo em que aumentam a segurança, impedindo que objetos estranhos entrem nas unidades, como armas, drogas e celulares, os equipamentos vão permitir que familiares de detentos e demais visitantes não sejam submetidos a tratamentos que violem sua integridade”, explica a diretora de Políticas Penitenciárias do Depen, Valdirene Daufemback.

Agentes foram treinados para operar os equipamentos – Foto: Carlos Alberto/Imprensa MG

(Via Hoje em Dia)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui