Chuva muda aspecto do Velho Chico em Pirapora

3

A chuva constante dos últimos dias fez com que o rio São Francisco voltasse ao seu leito normal na região de Pirapora, no Norte do Estado. A imagem do rio com a tradicional ponte de ferro ao fundo, um dos cartões postais do Velho Chico, voltou a ter mais água do que pedras nesta semana.

Mesmo assim, os ambientalistas esperam mais chuvas para recuperar o nível do reservatório da usina hidrelétrica de Três Marias afastando de vez o risco de colapso no sistema, de abril e novembro.

“Nos últimos 4 anos nossa região sofreu os efeitos da seca. O Rio São Francisco perdeu boa parte de sua vazão, Três Marias reduziu sua geração energética, a pesca e o projeto de fruticultura irrigada foram afetados, o abastecimento da cidade teve que ser reforçado pelo SAAE e nossas comunidades rurais passaram por muitas dificuldades, ao ponto do nosso município ter reconhecida sua situação de emergência”, lembrou o Prefeito Léo Silveira, citando que os serviços de previsão do tempo apontam mais chuvas para Pirapora.

Foto: Prefeitura de Pirapora / Divulgação

Foto: Prefeitura de Pirapora / Divulgação

Foto: Prefeitura de Pirapora / Divulgação

(Hoje em Dia)

3 COMENTÁRIOS

  1. Realmente deve ser reconstruida toda mata ciliar na qual foi totalmente destruida, retirar todo o pessoal que transformaram a margem do rio como propriedade privada , fazendo de chacaras e locais de lazer particular, mantendo a distancia permitida como rege a lei de proteção ambiental.
    Educando as pessoas e turistas enquanto a proteção de meio ambiente, não jogando lixo no rio e fiscalizando.
    fiscalizango tambem a pesca predatória.
    proibindo o uso de tarrafas (redes).

  2. Podem ficar tranquilo galera, tem muita água pra vcs ainda, moro em Presidente juscelino MG, o Rio q passa aqui entrou nas casas, coisa q não acontecia a 40 anos, e ele está muito cheio, o Rio q Se Chama Rio Parauna, cai no Rio das velhas q desagua no Rio São Francisco!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui