Defesa Civil alerta para risco de deslizamento e inundação em vários municípios do Leste de Minas

0

As fortes chuvas que atingem o Estado desde o último fim de semana podem provocar deslizamento em ao menos 19 municípios. O alerta foi emitido na tarde desta quarta-feira (20/01) pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec).

Conforme o órgão, por causa do acúmulo significativo de precipitações, há risco iminente nos municípios de Belo Oriente, Dom Joaquim, Engenheiro Caldas, Fernandes Tourinho, Frei Inocêncio, Governador Valadares, Iapu, Itanhomi, Mantena, Materlândia, Morro do Pilar, Naque, Nova Belém, Periquito, Resplendor, Sabinópolis, Santo Antônio do Itambé e Sardoá.

Além disso, de acordo com a Cedec, existe risco de inundação em Coroaci, Dom Cavati, Itanhomi e Mutum. Para os próximos quatro dias, a previsão é de pancadas fortes em várias regiões do Estado. Até domingo (24), é esperado acumulado de chuva superior a 100 milímetros, exceto no Triângulo Mineiro.

Dados do Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (SIMGE) revelam que de 16 a 20 de janeiro, 18 cidades tiveram acumulado acima dos 100 mm. Em Florestal, no período, choveu 255mm. Ibirité (232mm), Belo Horizonte (223mm), Timóteo (221mm), Pirapora (202mm), Uberlândia (200mm), Governador Valadares (187mm) e Araxá (186mm) também receberam grande quantidade de água.

Alerta

Para os moradores que vivem em áreas de risco, a Cedec orienta atenção redobrada. Em caso de ameaça, o morador deve entrar em contato com a Defesa Civil, com o Corpo de Bombeiros ou com a Polícia Militar, pelos telefones 199, 193 ou 190.

Estragos

As chuvas dos últimos dias provocaram estragos em diversas cidades do Sul de Minas. Municípios como Ferros, Sabará, Juatuba, Mateus Leme e Poços de Caldas também foram atingidos e ficaram debaixo d´água.

Levantamento da Cedec mostra que até esta quarta-feira quatro cidades decretaram situação de emergência e outros 26 informaram que foram atingidos por fortes tempestades.

Desde o período do início chuvoso, uma pessoa morreu, dez ficaram feridas. Além disso, as chuvas já deixaram 1.636 desalojados e 681 desabrigados.

Duas barragens em Lambari romperam causando inundação – Foto: Corpo de Bombeiros

(Fonte: Hoje em Dia)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui