Mais de 1500 alunos das escolas públicas estão sem aula desde segunda. Falta de água tem prejudicado a rotina também nas casas.
Mais de 1.500 alunos das escolas públicas do município de Ladainha, no Vale do Mucuri, estão sem aula desde o início da semana. A falta de água na cidade é um dos motivos e tem prejudicado a rotina também nas residências e gerado transtornos à população.
No Bairro da Liberdade está localizado o Córrego Ribeirão Dantas e no sistema de captação de água da Copanor, responsáveis pelo abastecimento da barragem, apenas uma bomba faz o abastecimento para cerca de seis mil residências.
Município de Ladainha sofre com a falta de água (Foto: Cristiano Dias/Inter TV dos Vales)
Segundo a prefeitura, os equipamentos usados são os mesmos há 20 anos, quando a demanda de fornecimento de água era menor. Com o nível baixo de água e a estiagem, o funcionamento está comprometido.
Uma das alternativas para melhorar o abastecimento de água em Ladainha pode ser uma represa que existe na cidade, mas que é utilizada pela Usina Bahia-Minas. Porém, o esgoto da cidade é despejado no local e impossibilita que a água seja consumida.
Segundo Farley Tito Nedir, secretário de governo em Ladainha, “a Copanor já está sendo notificada pela promotoria por despejar os dejetos na represa”. (G1)