Depois da gorila Lou Lou, agora foi oficializada a gravidez da “viúva” de Idi Amin. Filhotes devem nascer entre agosto e setembro deste ano
(Foto: O macho Leon e as duas fêmeas – Foto: Edesio Ferreira / Estado de Minas)
Casa dos três únicos gorilas da América do Sul, o Jardim Zoológico de Belo Horizonte vai ganhar mais dois moradores da espécie nos próximos meses. A gorila Imbi está grávida de seis meses, de acordo com Fundação Zoo-Botânica da Prefeitura de Belo Horizonte (FZB-BH).
O anúncio vem quatro meses após a confirmação da gravidez de Lou Lou. Imbi deve dar à luz ao filhote em setembro, um mês após Lou Lou. As duas acasalaram com o gorila Leon.
A notícia da segunda gestação foi muito bem recebida pelo diretor do Jardim Zoológico de Belo Horizonte, Gladstone Araújo. “Além de conservar a espécie de gorila, que hoje são apenas 700 em todo o mundo, a notícia reforça o papel ambiental do jardim zoológico para garantir essa manutenção”, comemora.
O zoológico de BH tem uma parceria com a Associação Europeia de Zoos e Aquários (EAZA), que permitiu a vinda de Leon, do Ilhas Canárias Loro Park, da Espanha, um ano após a morte de Idi Amin.
“Quando o Idi morreu, em 2012, chegou a ter a possibilidade de as nossas fêmeas retornarem à Europa”, diz Gladstone, em referência a Imbi e Kifta, a gorila que morreu um ano depois. Elas vieram do zoológico de Howletts, no Reino Unido, mesma origem de Lou Lou. “No entanto, a equipe da EAZA viu que nós estávamos preparados para esse trabalho de reprodução, então o Leon veio pra cá, e a Lou Lou também”.
De acordo com ele, o zoológico se adequou tanto em termos de estrutura, com um hospital específico, quanto na equipe, com um corpo técnico de veterinários, biólogos e tratadores capacitados.
O Jardim Zoológico ainda não sabe o sexo dos filhotes, e é possível que realize uma consulta popular para definir os nomes, como ocorreu com Idi Amin.
(O Tempo)