Centro Cultural Nelson Mandela completa 11 anos em Valadares

0
ValeTicket 728x90

O Centro Cultural Nelson Mandela, localizado no prédio da antiga Cadeia Pública Municipal de Governador Valadares, completa 11 anos nesta quarta-feira, 5 de fevereiro. Inaugurado em 2014, o espaço se tornou um importante patrimônio histórico-cultural do município e um símbolo da liberdade proporcionada pelo conhecimento, pela leitura e pelas artes. Atualmente, o prédio abriga a Biblioteca Pública Municipal Professor Paulo Zappi e a Academia Valadarense de Letras (AVL), além de ter sido adaptado para acessibilidade, contando com rampas de acesso e elevador.

O secretário municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Walter de Albuquerque, destaca a importância do espaço para a comunidade. “O Centro Cultural Nelson Mandela, nesses 11 anos de funcionamento, tem desempenhado um papel fundamental na educação e na cultura do povo valadarense, promovendo acesso a dezenas de milhares de livros de todos os gêneros. Ele reúne estudantes, pesquisadores e comunidade, ou seja, é um espaço aberto a todos e dedicado ao aprendizado e à aquisição do conhecimento que liberta”, afirmou.

Memórias e Transformação do Espaço

O professor Fabiano Braga relembra como o prédio, antes uma cadeia pública, foi transformado em um centro cultural de referência. “Tenho 43 anos e ainda me lembro de quando a cadeia pública funcionava aqui. Minha avó morava no próximo quarteirão, portanto, eu estava sempre nesta área. Uma vez, inclusive, quando passávamos em frente ao ‘cadeião’, como era conhecido, houve uma fuga em massa e corremos um grande risco. Mas, agora, que oásis de tranquilidade e cultura bem no centro de nossa cidade! Desde sempre frequentei a Biblioteca Pública nos diversos endereços que ela ocupou ao longo dos anos em que ficou à deriva, sem sede definitiva. Demorou, mas não há lugar mais perfeito para ela do que este Centro Cultural, do qual devemos nos orgulhar e, principalmente, frequentar”, contou.

Estrutura e Serviços Oferecidos

No primeiro piso, onde antes ficava o pátio para banho de sol dos presos, foi criada uma área de eventos e convivência. O espaço conta ainda com uma sala especial de leitura para crianças, área do acervo da biblioteca com cerca de cem mil volumes, incluindo obras em Braille, além de livros técnicos, didáticos e periódicos. O local abriga ainda uma galeria de arte, espaços de estudo e um Telecentro Comunitário, onde usuários podem acessar a internet e consultar o acervo digital.

No segundo pavimento do edifício, funciona a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SMCELT), responsável pela gestão cultural do município.

Como Utilizar a Biblioteca

Para realizar empréstimos de livros, é necessário cadastrar-se como usuário, apresentando uma foto 3×4, comprovante de residência e documento de identidade. Jovens menores de 16 anos precisam de autorização dos pais ou responsáveis para se inscreverem.

Endereço: Rua Afonso Pena, 3269, Centro.
Telefone: (33) 3271-8310.
Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h ao meio-dia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui