Com o objetivo de melhorar a eficiência e reduzir custos no serviço público, a Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI) de Governador Valadares mudará de sede a partir da próxima segunda-feira (10/2). O novo endereço será na sede da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU), localizada na avenida Santos Dumont, 1246, no bairro Lourdes.
Em razão da mudança, o atendimento presencial e via telefone da JARI estará suspenso ao longo desta semana, até o dia 7, para viabilizar a transição para o novo local.
Atualmente, o sistema de gestão de multas utilizado pela JARI é o RADAR, desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). O sistema eletrônico substitui o tradicional talonário de papel e a caneta, permitindo o preenchimento das autuações de forma digital. Com isso, agentes de trânsito e a Polícia Militar têm acesso online aos dados de condutores e veículos, facilitando a validação das autuações e até o controle financeiro do pagamento das multas.
Os condutores podem acessar as multas geradas por meio do aplicativo gratuito Carteira Digital de Trânsito, disponível para dispositivos Android e iOS. O aplicativo oferece diversas facilidades, como a versão digital da carteira de motorista e do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), além de estar disponível mesmo sem conexão à internet.
Messias Ferreira Rocha, diretor do Departamento de Transporte, Trânsito e Sistema Viário (DTTSV) da SMOSU, destacou outra vantagem trazida pelo novo sistema. “Além da possibilidade de receber as notificações de infrações no dispositivo, o aplicativo oferece a oportunidade de efetuar o pagamento das multas com até 40% de desconto, caso o infrator reconheça a infração sem a possibilidade de recorrer. Tal facilidade vem naturalmente reduzindo a procura pela JARI, ao reduzir a quantidade de recursos formalizados na Junta”, afirmou Rocha.