A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (5/2) a Operação Orient Express. A ação, realizada em parceria com o 14º Batalhão da Polícia Militar de Ipatinga, tem como objetivo combater o tráfico de drogas e a lavagem de dinheiro em Belo Oriente, município localizado na região do Vale do Aço, em Minas Gerais.
A operação resultou no cumprimento de 13 mandados de busca e apreensão e 3 mandados de prisão preventiva, todos expedidos pela Vara Única da Comarca de Açucena. Além disso, os policiais realizaram o sequestro de bens dos envolvidos.
O foco da operação foi desarticular uma organização criminosa que atuava no tráfico de drogas na região e que, segundo as investigações, utilizava “laranjas” para ocultar a origem ilícita dos recursos. As apurações também indicaram a realização de transações financeiras envolvendo indivíduos de outros estados, especialmente em áreas de fronteira.
Os suspeitos poderão responder pelos crimes de tráfico de drogas e associação criminosa, cujas penas máximas somadas podem ultrapassar 25 anos de prisão. A Polícia Federal segue com as investigações para identificar outros possíveis envolvidos na organização criminosa.