Embora seja usado como um recurso para armazenamento de investimento, o Bitcoin também pode ser usado como forma de pagamento; entenda como acompanhar as ações
O investimento em criptomoedas é um processo que exige significativo empenho, uma vez que é necessário montar computadores com potentes placas de vídeo, visando dinamizar os cálculos para conseguir as moedas digitais.
Embora esteja crescendo o número de pessoas que estão investindo em criptomoedas, ainda estamos falando de um assunto que não é acessível a uma parcela significativa da sociedade.
Entre as razões para isso estão o desconhecimento sobre o assunto ou simplesmente o fato de que alguns indivíduos não confiam nas criptomoedas.
Entretanto, de acordo com especialistas, compreender os conceitos atrelados ao Bitcoin BTC/BRL, não é nenhum bicho de sete cabeças.
Afinal, o que é Bitcoin (BTC/BRL)?
Estamos falando de uma moeda, porém, não com formato convencional como o dólar e o real. Ela tem formato virtual e não possui representação física. Em outras palavras, você não vai almoçar fora ou fazer compras no supermercado e, ao pagar a conta, vai tirar da carteira algumas cédulas de Bitcoin. Isso não vai existir.
O diferencial desta criptomoeda é que ela é totalmente descentralizada, não estando totalmente vinculada a um banco central. A própria rede de participantes viabiliza o seu funcionamento, com todas informações ficando armazenadas em um banco de dados conhecido como Blockchain.
Embora não sofra interferência governamental em sua gestão, suas operações tem sim aval institucional, inclusive, a Receita Federal criou um campo especial na Declaração de Imposto de Renda para os investidores declararem receitas provenientes de criptomoedas.
Também chama a atenção o fato de que, embora seja usado como um recurso para armazenamento de investimento, o Bitcoin também pode ser usado como forma de pagamento, viabilizando aquisições de ações importantes como a compra de um carro.
Vale ressaltar que todas as transações financeiras envolvendo o Bitcoin são controladas pelo Blockchain, uma rede de blocos que armazena com o mais elevado nível de segurança todas as transações envolvendo criptomoedas.
O Blockchain serve para garantir a autenticidade em meio às operações financeiras envolvendo o Bitcoin, visando combater possíveis adulterações de dados, viabilizando assim maior transparência dos processos.
Como posso comprar Bitcoin (BTC / BRL)?
A forma mais simples de adquiri-las é por meio de sites especializados neste tipo de operação. No Brasil, os portais FoxBit, Mercado Bitcoin e o Bitcoin to You estão entre os mais confiáveis e que trabalham com uma quantidade mínima para poder investir.
Com um valor mínimo de R$ 100,00, já é possível frações nesta modalidade e, quando elas atingirem uma rentabilidade significativa, você pode comercializá-las. Através destas páginas especializadas, é possível também acompanhar a cotação da moeda digital no mercado financeiro.
Mineração de Bitcoin: o que é e como funciona?
Essa é uma segunda opção de obter bitcoins que consiste em usar softwares oficiais e o próprio computador para fazer os cálculos, visando extrair frações de criptomoedas.
Também é possível ingressar em um pool formado por um grupo de investidores individuais onde, após o processo de mineração, cada um extrai sua respectiva fração, descontando uma taxa para manutenção das operações.