Ladainha: um município com vocação turística – Sebastião Cardoso

0

Localizado no Vale do Mucuri, o município de Ladainha é, talvez, aquele que possui o maior acervo turístico de toda a região. São tantas as atrações turísticas oferecidas, que os visitantes teriam que passar dias, se não semanas, para explorá-las em uma só viagem. São inúmeras as suas belezas naturais, como cachoeiras de água doce, rios, florestas de Mata Atlântica, a represa que abriga uma belíssima ilha, sem esquecer-se de seu maior cartão postal, a famosa “Pedra de Ladainha”. É preciso ressaltar os túneis históricos por onde passava o trem de ferro da antiga Estrada de Ferro Bahia-Minas, ou simplesmente “Baíminas”, como é conhecida por seus moradores mais antigos.

Antes mesmo de chegar à cidade de Ladainha é possível avistar, de longe, a famosa pedra, também conhecida como “Martha Rocha”, uma alusão à famosa modelo baiana que foi a primeira Miss Brasil de 1954, devido à beleza da modelo. O ponto mais alto da pedra está a trezentos e vinte metros de altitude em relação ao nível do mar. Escalar a rocha exige preparo físico e mental, além de muita determinação, mas, todo cansaço logo é compensado com a maravilhosa vista que se tem lá do alto, uma visão das belas montanhas de Minas Gerais.

Àqueles que preferirem uma aventura, digamos, mais próxima do nível do mar, há ainda a linda represa, um convite para a prática de canoagem e de jet ski. No passado, as águas da represa serviram para movimentar turbinas de uma usina que gerava a energia elétrica que abastecia a própria cidade. Hoje, ela abriga uma bela ilha onde as pessoas encontram a paz e a tranquilidade para repor as energias. Na ilha existe uma confortável e encantadora pousada, onde é possível passar momentos de extrema conexão com a natureza.

Os turistas ainda têm a opção de explorar as tradicionais cachoeiras do município. As mais famosas são a Cachoeira de “Seu Wilson” e a Cachoeira do “Icari”, localizadas às margens da antiga Estrada de Ferro Baíminas. Ambas possuem prainhas de areias brancas, e no verão atraem banhistas de todos os pontos.  A quem preferir se aventurar nas outras cachoeiras, e recomendável a contratação de um guia local, para evitar que fique perdido nas belezas de Ladainha.

E as atrações turísticas de Ladainha não param por aí. O município ainda conta com um importante acervo cultural remanescente da Baíminas. São construções históricas, como o túnel construído dentro uma rocha, por onde passava o trem de ferro, que ia de Araçuaí a Caravelas, na Bahia. As tradicionais casas nas vilas e povoados onde os operários e suas famílias residiam. A estação onde o trem parava para embarque e desembarque de pessoas e mercadorias, que hoje funciona como rodoviária local. Não deve ser esquecido o “Caixotão”, antiga construção de tábuas, que funcionou como cinema nos áureos tempos da Baíminas. No passado mais recente, serviu como danceteria, onde muitos apaixonados bailavam ao som da boa música. Visitar Ladainha é viver parte de uma saudosa história.

Um município com o potencial turístico como o que Ladainha apresenta não pode ser conhecido apenas por estar localizado perto de Teófilo Otoni. Nossa referência pode e deve ser aquilo que temos de melhor. Infelizmente, as gestões políticas anteriores, e aqui, me refiro ao Poder Executivo, nunca se atentaram de fato para o potencial turístico de Ladainha. A criação de uma Secretaria Municipal de Turismo nunca foi pensada de forma séria e técnica. E isso explica o fato de até mesmo os nossos vizinhos mais próximos não conhecerem nossas belezas e os diversos atrativos culturais.  

Nem tudo está perdido. Aliás, nossas belezas estão lá, esperando a oportunidade de serem mostradas para o Estado, o Brasil e o mundo. Há túnel e no seu fundo, há luz.  Lembro que, segundo o dito popular, o ovo da pata é mais nutritivo que o da galinha, mas a galinha faz a melhor propaganda e, por isso, “vende” melhor o seu “produto”. Moral da história: a propaganda é a alma do negócio!

SEBASTIÃO CARDOSO
Advogado e palestrante

@sebastiaocardoso_opn

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui