Novo prefeito de Guaraciama será escolhido em maio

1

O município de Guaraciama, no norte de Minas Gerais, terá eleições suplementares (ou extemporâneas) para prefeito e vice no dia 7 de maio. A Resolução nº 1033/2017, contendo o calendário e as instruções para o pleito, foi publicada no Diário de Justiça Eletrônico do TRE nesta quinta-feira (23/03/2017).

Os órgãos partidários poderão se reunir em convenções para escolha dos candidatos entre 29 de março e 3 de abril. Caso ocupe cargo gerador de inelegibilidade, o candidato escolhido deve afastar-se no prazo de 24 horas após a convenção. Os pedidos de registro de candidatura deverão ser entregues à Justiça Eleitoral até o dia 6 de abril. E no dia 7 de abril os candidatos podem iniciar a propaganda eleitoral, regulamentada pela Resolução 23.457/2015, que cuidou das regras relativas à propaganda nas Eleições 2016, e pela Lei 9.504/1997.

No dia 7 de maio, os mesmos eleitores que votaram em outubro de 2016 voltam às urnas para escolher prefeito e vice. A votação será das 8h às 17h, com as mesmas mesas receptoras de votos constituídas para as eleições do ano passado. A diplomação dos candidatos eleitos deve ocorrer até o dia 26 de maio. Guaraciama tem cerca de 4.500 eleitores.

A partir de 6 de abril até a proclamação dos candidatos eleitos, o cartório da 44ª Zona Eleitoral de Bocaiuva, que abrange o município de Guaraciama, funcionará das 12h às 19h nos dias úteis, e das 13h às 19h aos sábados, domingos e feriados.

Em Guaraciama, o candidato a prefeito mais votado, Francisco Adevaldo Soares Praes (Coligação DEM/PP/PMDB/PRTB/PMN) teve seu registro indeferido por causa da rejeição, pelo Tribunal de Contas da União, de contas de convênio de quando ele foi prefeito em 2001, e também em razão de condenação pelo TJMG por crime previsto na Lei de Licitações. As inelegibilidades que fundamentaram a decisão são previstas no art. 1º, I, alíneas “”e” e “g”, da Lei Complementar 64/90.

Enquanto não há candidatos eleitos no novo pleito, o presidente da Câmara de Vereadores continua respondendo pelo Executivo municipal.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: TRE-MG)

1 COMENTÁRIO

  1. TOMARA QUE AGORA O TRE TOME UMA DECISAO RESPONSAVEL E ASSUMA QUEM PODE OU NAO PARTICIPAR DA ELEICAO. O TRE DE BOCAIUVAVIROU MOTIVO DE INCREDULIDADE POR PARTE DOS ELEITORES DE GUARACIAMA, POIS NOS FIZERAM DE BOBOS DEIXANDO CANDIDATOS INDEFERIDOS PARTICIPAREM DE ELEICOES. Tomara que essa eleicao seja seria, pois cansamos de ser enganados por politicos mentirosos e corruptos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui