Número de desempregados no Vale do Aço aumentou em 2016

0

O número de desempregados no primeiro quadrimestre de 2016 aumentou na região do Vale do Aço, em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), foram 14.756 demissões contra 11.818 contratações, gerando um déficit de 2.938 postos de trabalho.

No mesmo período do ano de 2015, este déficit era de 2.455 empregos, quando 17.845 foram contratados e 20.300 demitidos. A última vez que os dados do Caged se mostraram positivos foi no ano de 2014, quando o número de contratados foi superior aos demitidos, resultando na criação de 1.043 postos de emprego. O setor do comércio liderou com o maior número de desempregados em 2016; até o fim de abril foram 4.029 desligamentos.

A estudante Erica Soares, que trabalhava como caixa em uma loja de vendas e manutenção de refrigeradores, entrou na estatística dos desligados. Mesmo com quatro anos de experiência no comércio, foi demitida quando a empresa precisou diminuir o quadro de funcionários.

“Houve uma necessidade de fazer uma redução no quadro de funcionários e, como eu estava na empresa a pouco tempo, trabalhando como caixa, não havia necessidade de me manter. A loja estava passando por um momento complicado; o setor no qual eu trabalhava caiu em número de vendas” explica.

Apesar do crescimento do desemprego, a expectativa, de acordo com o economista Amaury Gonçalves, é de que haja uma boa perspectiva para o setor do comércio no final do segundo semestre. “Houve um ajuste muito profundo no setor da indústria, gerando uma incapacidade de renda dos brasileiros, e isso reflete no setor de varejo. Só que, a partir do segundo semestre, com as festas de final de ano, o número de empregados no setor comercial volta a subir”, afirma.

Comércio foi o mais afetado, segundo os dados do Caged (Foto: Emmanuel Franco/Sindicomércio)

(Fonte: G1 Vales de Minas Gerais)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui