Vereadores rejeitam pedido de impeachment do prefeito de Guanhães

0

O impeachment do prefeito de Guanhães, Geraldo José Pereira (PP), conhecido como Ladinho, foi rejeitado na madrugada desta sexta-feira (20/5). O placar final foi de 8 votos contra o afastamento, 4 a favor e uma ausência. Para ser afastado, era necessário o apoio de nove dos 13 vereadores.

A sessão durou cerca de 14h e acabou por volta das 5h. Alvo de diversas ações e inquéritos de improbidade administrativa por suspeita de fraude em licitação, Ladinho foi processado por causa de pedaladas fiscais. Ele foi acusado de atrasar o repasse de recursos para a Câmara Municipal e de não responder a requerimentos com pedidos de informação feitos pelos vereadores.

No começo da semana o prefeito entrou com um mandado de segurança no Tribunal de Justiça para suspender a votação, mas não obteve sucesso.

Sessão extraordinária durou cerca de 14 horas (Foto: Rádio Vida Nova FM)

Pedro Zacarias, advogado do prefeito, desqualificou as acusações do pedido de impeachment apresentado por Jackson Breno Silva Oliveira, morador da cidade, e elencou nulidades de origem no processo que, segundo ele, já garantiriam a extinção do procedimento em sua origem. Três situações se destacaram: a falta de documentos do denunciante no ato do registro da denúncia; a não inserção do nome do vereador Nelci Pereira Chaves (PSC) na urna de votação para compor a Comissão Processante e a renúncia do presidente da casa à comissão, Alberto Magno dias, depois de sorteado. O advogado também criticou o voto da relatora, Dorinha da Farmácia. De acordo com ele, ele foi “literalmente” copiado da internet de outro voto, em outra cidade que, em 2010, abriu um processo de impeachment contra o prefeito.

Contra o afastamento

– Elizangela Padilha Sette Nunes de Lima (Elizangela Sette)
– Osmar Gomes Fidelis (Oscar Cabeção)
– Antonio Sergio Figueiredo de Oliveira (Serginho)
– Jose Longuinho Pires de Menezes (Longuinho)
– Evandro Lott Moreira (Evandro Lott do Anacleto)
– Nivaldo dos Santos (Nivaldo do Som)
– Dermeval de Pinho Tavares Neto (Dermeval de Pinho)
– Alberto Magno Dias (Alberto do Sr. Oscar)

A favor do afastamento

– Luiza Amelia Barbosa Simoes (Luiza)
– Doris Campos Coelho (Dorinha da Farmácia)
– Maria Anidia de Paula (Anidia)
– Demetrio de Miranda Ayala (Demetrio Ayala)

Ausente

– Lucimar Ferreira Pinto (Lucimar Pinto)

Sessão extraordinária durou cerca de 14 horas (Foto: Rádio Vida Nova FM)

Sessão extraordinária durou cerca de 14 horas (Foto: Rádio Vida Nova FM)

(Fonte: Estado de Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui