Minas Gerais alcança meta de vacinação contra a gripe

0

Minas Gerais alcançou na tarde dessa quinta-feira (19/5) a meta de vacinar 80% do público-prioritário composto por idosos; crianças de 6 meses a 5 anos; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; profissionais de saúde; indígenas e pessoas com doenças crônicas.

A Campanha de Vacinação contra a Gripe, que teve início no dia 30 de abril e termina nesta sexta-feira (20/5), já levou, até o momento, mais de 4 milhões de pessoas aos postos de saúde em Minas Gerais, o que corresponde a cerca de 82% da população que tem direito a vacina oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os dados estão disponíveis no site do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI).

De acordo com a Coordenadora Estadual de Doenças e Agravos Transmissíveis da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Tatiane Bettoni, as pessoas que fazem parte do público-prioritário possuem um risco maior de desenvolver complicações causadas pela doença, que pode levar a óbito caso não seja tratada.

Doença infecciosa, a gripe é causada pelo vírus Influenza e acomete as vias respiratórias. Pode ser causada pelos vírus Influenza A (H1N1), B e C. “Os tipos A e B são responsáveis pelas epidemias e mortes por pneumonia. Já o tipo C causa problemas respiratórios leves e infecta humanos, cachorros e porcos”, diz Tatiane Bettoni. Entre os sintomas, é comum o aparecimento de espirro, coriza, tosse, febre alta, dor de cabeça e prostração.

Prevenção

A transmissão é feita, geralmente, pela inalação de partículas de saliva infectada suspensas no ar e por secreções. Por isso, para se prevenir contra a gripe é essencial adotar alguns hábitos como, por exemplo, lavar a mão com mais frequência e levar o antebraço ao espirrar ou tossir, prática denominada como etiqueta da tosse.

De acordo com Tatiane Bettoni, a lavagem das mãos deve durar aproximadamente um minuto. “É necessário lavar integralmente a superfície das mãos, iniciando pelas palmas, indo até as pontas dos dedos, passando pelo meio deles, unhas, dorso e punho”, afirma à coordenadora.

É importante ressaltar que a vacina contra a gripe deve ser tomada anualmente pelas pessoas que fazem parte do grupo-prioritário. “A constante mudança do vírus Influenza requer uma frequente reformulação da vacina, de forma que é estritamente necessário se vacinar anualmente contra a doença”, finaliza Tatiane Bettoni. (Agência Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui