Salinense comemora mais de um século de vida

0

São 105 anos de boa saúde e muito entusiasmo para viver. Domingos Afonso dos Santos, morador de Coronel Fabriciano, celebrou mais um aniversário nessa sexta-feira, 31 de julho.

Nascido em Salinas, no Norte de Minas, Domingos se mudou para o Vale do Aço há aproximadamente 35 anos. Viúvo e pai de 8 filhos (quatro homens e quatro mulheres), ele sempre trabalhou na área rural. Hoje, o seu passatempo predileto é o quintal de casa, onde encontra espaço para cuidar das plantas.

Para ele, o segredo da longevidade está no milagre da vida. Sem muita explicação sobre como conseguiu chegar tão longe, haja vista a estimativa de vida média do brasileiro ora indicar 75 anos, ele sorri e credita o fato a Deus. “O segredo é de Deus. Ele é que me deu essa vida, e alguma coisa que eu tenho, é minha família, que me ajudou chegar até aqui”, enfatizou.

Quem o levou para o Vale do Aço foi o sogro. Junto com os filhos e a esposa, falecida, ele diz que se sente de direito fabricianense.

Outra afirmação surpreendente do senhor Domingos é que o casamento, que durou muitos anos, foi crucial para a boa saúde e a vontade de viver tanto.

No ano passado, ele chegou a sofrer um infarto. Momento difícil, mas que foi vencido graças à vontade de viver. A alegria de celebrar a vida é rotina para ele, que não suporta ficar quieto. Sempre está mexendo em uma coisa ou outra para se distrair.

Festeiro de mão-cheia, ele garante que o grupo da terceira idade foi um dos pilares para contribuir com a qualidade de vida que desfruta até os dias de hoje.

Ele também escreveu um livro, que tem de tudo, menos a vida dele. Entre sorrisos, destaca: “Coloquei tudo no livro, mas a minha vida mesmo, eu não contei”.

Domingos Afonso dos Santos, de 105 anos, nasceu em Salinas – Foto: Diário do Aço

(Fonte: Diário do Aço / Por Jaqueline Canguçu)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui