Embaixadoras da Estrada Real concluem caminho em Conceição do Mato Dentro

1

“É muito gratificante saber que o caminho, antes percorrido em busca de ouro e diamantes, é agora refeito em busca de cultura e história, os maiores tesouros que Conceição Guarda e não de intimida em dividir com todos que aqui chegam”. Assim as Caminhantes da Estrada Real foram recepcionadas ontem pela Secretária Municipal de Turismo, Rejane Ottoni. Elas concluíram em Conceição do Mato Dentro sua 15ª caminhada e mais um trajeto da árdua jornada pela preservação do verdadeiro valor de Minas Gerais.

Ao chegar à cidade, as mulheres entoavam um hino que dizia: “cajado na mão, pé na estrada com o Coração. Romeiras e peregrinas, mulheres guerreiras”. Nos versos, a confirmação daquilo que as tornou, em 2012, Embaixadoras da Estrada Real pelo Governo de Minas Gerais. Desde 2003, o grupo promove atividades com o intuito de conhecer, conscientizar e divulgar os valores cultural, ambiental, patrimonial e turístico da Estrada Real e dos Caminhos de Minas.

Em solenidade de recepção, as caminhantes tiveram um momento especial na secretaria de Turismo, onde relembraram sua história, que teve início em Conceição, e foram homenageadas pelas autoridades do município. Depois, seguiram para o Santuário do Senhor Bom Jesus do Matosinhos para bênção dos cajados. Votos divinos de saúde, força e fé para todas continuarem perseverando nessa missão foram transmitidos pelo Padre Eduardo. Após, em singelo evento de confraternização, as caminhante passaram às mãos de Rejane a placa que simboliza e oficializa a finalização do trajeto Ipoema – Conceição do Mato Dentro.

Sobre as Caminhantes

Ao longo dos séculos, a Estrada Real perdeu importância. É preciso redescobri-la, trazer à tona o passado glorioso, valores e o modo de viver das pessoas ao longo deste caminho. Pensando assim, o Governo de Minas juntamente com a Fiemg lançaram o Instituto Estrada Real. Com esse mesmo propósito Beth Pimenta e Dalva Thomaz, em 2003, decidiram convidar umas amigas do Colégio Interno de Conceição do Mato Dentro, para fazerem este percurso e partiram de Bom Jesus do Amparo em direção a Conceição do Mato Dentro.

Assim nasceu a Associação das Caminhantes da Estrada Real – ACER, uma entidade sem fins lucrativos que promove, realiza e coordena caminhadas com grupo de mulheres, empresárias, mestras, doutoras, políticas, juízas, arquitetas, jornalistas, enfermeiras, pedagogas, artistas plásticas, advogadas, etc no roteiro da Estrada Real, sempre estimulando o desenvolvimento das comunidades visitadas, atuando nas áreas de cultura, educação, meio ambiente, turismo e promovendo ações destinadas à preservação e valorização dos patrimônios históricos, artísticos e socioambientais.

O grupo, iniciado com 20 participantes, atualmente conta com quase 80 associadas.

(Fotos e informações da Ascom da Prefeitura de Conceição do Mato Dentro)

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui