Polícia registra aumento de 60% nos casos de estupros em Governador Valadares

0

Dados são do 1º semestre de 2014 em relação ao mesmo período de 2013. Para garantir a prisão dos suspeitos é fundamental que a vítima denuncie.

O número de crimes que envolvem violência sexual em Governador Valadares, no Leste de Minas Gerais, aumentou 60% no primeiro semestre deste ano, se comparado aos primeiros seis meses de 2013. A Polícia Civil alerta, que para garantir a prisão dos suspeitos é fundamental que a vítima denuncie.

Homem foi preso em flagrante ao tentar estuprar uma mulher de 48 anos (Foto: Diego Souza/G1)

Baseada na lei, a delegada Adeliana Marino explica que estupro é a prática do sexo sem consentimento imposto por violência ou ameaça. Tanto o estupro contra pessoas maiores de idade, quanto o estupro de vulnerável, em que crianças e adolescentes são vítimas, para caracterizar o crime, não é preciso consumar o ato sexual. “Carícias, quando há passada de mão, sexo oral, e atos que provoquem o ato libidinoso, tudo isso também é crime de estupro”, diz a delegada.

De acordo com dados da Polícia Militar, em Governador Valadares, de janeiro a julho de 2013, houve 10 estupros na cidade e três tentativas. No mesmo período deste ano, 16 consumações e cinco tentativas.

Uma dessas tentativas de estupro aconteceu na Avenida Rio Doce, no Bairro São Paulo, às margens do Rio Doce. A mulher foi agarrada por um homem, ela tentou fugir, mas o suspeito insistia. A vítima só não foi estuprada porque policiais militares passavam na hora em uma viatura.

O caso aconteceu no mês de agosto. O suspeito, de 42 anos, segundo a PM, é deficiente auditivo e foi preso em flagrante. Ele foi encaminhado para a delegacia, mas a mulher não chegou a formalizar um Boletim de Ocorrência. O homem foi liberado.

Comportamento que a delegada reprova. Segundo ela, é fundamental denunciar. “Quando o estupro envolve pessoas maiores, a pessoa precisa fazer o registro, mas quando é menor, o próprio delegado pode autuar, mesmo sem a denúncia dos pais da vítima”, explica Adeliana Marino.

(Inter TV dos Vales/G1)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui