Paulo Henrique Silva – E agora estão se lembrando do Jequitinhonha

0

Como que em um passe de mágica, a amnésia se desvanece e a região mais esquecida de Minas Gerais, o nosso querido Vale do Jequitinhonha, agora é citada até em debate entre os candidatos para Presidência da República.

Descobrimos por exemplo, nas palavras do ex-governador e candidato Aécio Neves, que “o governo do estado investia três vezes mais no Jequitinhonha do que no resto do Estado”.

Soubemos também, em tréplica de Aécio, que Marina Silva, elevada a condição de candidata à Presidência da República por uma ‘providência divina’, “…desconhece os professores do Vale do Jequitinhonha.” E ainda: “Mas em MG, nós recuperamos as desigualdades com o décimo quarto salário e programa de metas”.

Só faltou informar que em Minas Gerais o piso nacional salarial dos professores não é pago, pois foi substituído por um ‘subsídio’.

Também seria bom esclarecer que o ‘programa de metas’, fruto da tal meritocracia do choque de gestão aecista, foi pago apenas duas vezes, e desde 2012 os profissionais da educação não contam o dinheiro deste ‘benefício’.

E já que um dos assuntos levantados no debate presidencial foi educação mineira, só não ficou claro como a Lei Complementar 100 ajudou a ‘recuperar as desigualdades’ no Vale do Jequitinhonha e em todo o semiárido mineiro.

Sancionada pelo então governador Aécio Neves em 2007, a lei efetivou, sem concurso público, milhares de servidores em Minas Gerais. Julgada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal – STF em março deste ano, em torno de 78 mil servidores deverão perder seus empregos. E não saíram até agora porque há ‘promessas’ do governo do estado de que tudo irá se resolver… Falta explicar com se dará este ‘milagre resolutivo’, pois o julgamento foi em última instância e já não cabe mais nenhum tipo de recurso.

O outro ponto revelado, a informação de que o Palácio Tiradentes investe no Vale três vezes mais do que em outras regiões de Minas Gerais, é uma resposta contábil, em razão da baixa densidade demográfica da região, pois as menores taxas de ocupação populacional encontram-se no Norte do Estado e o cálculo apresentado é per capita.

Mais do que ser lembrado de dois em dois anos, durante os processos eleitorais, o desejo da população do Vale do Jequitinhonha é que a região faça parte do dia a dia da política mineira, compondo a agenda de ações do Governo do Estado, sejam em parceria com a União ou com a convergência de objetivos com os municípios.

Que a amnésia que acomete a política mineira com relação ao Vale do Jequitinhonha e todo o semiárido mineiro seja definitivamente curada e deixe de ser episódica, quando só demostra melhoras ao sinal de uma urna eletrônica.

Forte abraço!

Quem é Paulo Henrique Silva?

Paulistano de nascimento e mineiro de coração, Paulo Henrique Silva é Administrador, Gestor de Projetos e Instrutor na área de Gestão, Comercialização e Marketing. Após experiência adquirida com atuações na iniciativa privada e no setor público federal, atualmente dedica-se a ministrar palestras e instrutorias de treinamentos e cursos em instituições comprometidas com o desenvolvimento pessoal e profissional de seu capital humano, focadas no processo educativo e na troca de saberes.

A partir de agora integrando a equipe do Portal Aconteceu no VALE, semanalmente trará assuntos ligados ao termo Política, mas com a abordagem na sua essência original e considerando que seu significado é muito abrangente e está, em geral, relacionado com aquilo que diz respeito ao espaço público e aos temas de interesse da sociedade, comunidade ou coletividade; com seus reflexos no cotidiano e despertando o debate e a busca do entendimento sobre os assuntos que influenciam as pessoas, enquanto seres humanos inseridos no coletivo.

Paulo Henrique Silva
Diretor da CHS Consultoria, Franquias e Representações – São Paulo
Palestrante e Instrutor na Marli Andrade Gestão Intra e Interpessoal – Minas Gerais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui