Opinião – Marli Andrade

0

Por que continuamos a citar antigos pensadores e não se despontam novos nomes?

Não citamos novos nomes e por isso não despontam pensadores a serem citados?

Parece simplista esta questão, porém é mesmo um paradoxo. Eu penso que esta questão está diretamente ligada à “opinião”.

Estamos perdendo nossa capacidade e direito de opinar e isso é péssimo.

Observo duas vertentes:

– Estudantes e até mesmo profissionais, talvez por medo de “errar” ou serem mal interpretados ou ainda, para provarem que são estudiosos, citam um nome a cada frase;

– Por outro lado, aqueles que expressam as suas opiniões, ficam expostos aos demais que se empenham em provar o tempo todo que eles estão errados.

Esta “dependência” de antigos nomes e esta “depreciação” aos que tentam expor suas opiniões faz com que os conhecimentos permaneçam somente até onde os outros foram e impedem a construção de novos conceitos e o aparecimento de novos nomes.

Opinião significa poder expor um pensamento; que é subjetivo, individual, passível de acréscimos e retiradas para o crescimento entre os debatedores.

Acontece que, se apenas um entender que detém o conhecimento e que o outro, se não leu os mesmos livros, ou não comunga das mesmas ideias e ideais são menos inteligentes do que ele, continuaremos citando os mesmos nomes e nenhum novo conhecimento será construído.

Meu desejo é que haja debate, meu desejo é que discordem de mim, meu desejo é que meus amigos tenham coragem e ousadia de serem eles mesmos, meu desejo é que continuemos lendo muito, admirando muitos pensadores…

Porém, que em nossa época apareçam nomes que possam ser citados mais tarde como aqueles que, numa época em que poucos expõem suas opiniões, foram destemidos e expressaram suas opiniões.

Quem é Marli Andrade?

Marli Andrade é Psicanalista e Psicopedagoga, Doutoranda em Psicologia Social pela Universidade Argentina John Kennedy em Buenos Aires, defendendo a tese: “A influência da subjetividade nas interações profissionais”.

Escritora do livro Primeiro você sonha, depois você dorme, catalogado pela Câmara Nacional do Livro, sob o catálogo sistemático: Autoconhecimento, Comportamento social, Conduta de vida, Equilíbrio (Psicologia), Inconsciente, Realização pessoal, Relações interpessoais, Sonhos e Sucesso profissional.

Atua com palestras e treinamentos em instituições públicas e privadas, disponibilizando técnicas para que cada participante possa construir suas próprias estratégias para a gestão intra e interpessoal.

Marli Andrade
Psicanalista e Psicopedagoga
Doutoranda em Psicologia Social
CNP Espo nº 0705-59
CNPJ 18.183.436/ 0001-29

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui