Concertos de música barroca chegam ao Vale do Aço

0

Recitais de comemoração dos 200 anos da morte de Aleijadinho apresentam obras sacras e profanas do século XVIII.

No domingo (17/8/14), a cidade de Ipatinga, no Vale do Aço, receberá a série Concertos Comentados de Cravo – Nosso Barroco Mineiro, iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com a Comissão OAB Cultural – Seção Minas Gerais. A apresentação será às 19 horas, no Teatro Zélia Olquin (Avenida Itália, 1.890 – Cariru).

A série de recitais itinerantes integra a Agenda Comemorativa do Bicentenário da Morte de Aleijadinho, que reúne diversas iniciativas culturais de valorização desse artista mineiro, ícone do Barroco. Os concertos, cuja entrada é gratuita, têm como principal objetivo levar ao público de diversas regiões do Estado um pouco da música barroca do período colonial mineiro, popularizando o estilo em sua perspectiva musical.

As peças são executadas pelo cravista Antonio Carlos de Magalhães, que comenta obras sacras e profanas do século XVIII transcritas para o cravo, instrumento típico daquele período. O instrumento musical utilizado será um raro clavecin brisé (cravo dobrável) construído segundo Jean Marius (1713). De forma didática, o músico aborda aspectos musicais relevantes relacionados à obra, ao artista e ao instrumento.

Ipatinga é a quinta cidade a sediar o espetáculo. Outros concertos já foram apresentados em Diamantina (Vale do Jequitinhonha), Caxambu (Sul), Nova Era (Central) e Teófilo Otoni (Vale do Mucuri). Para os próximos recitais, serão visitados os municípios de Ouro Preto, São João del-Rei e Curvelo (Região Central do Estado); Paracatu (Noroeste de Minas); Montes Claros (Norte de Minas); Oliveira (Centro-Oeste do Estado); Juiz de Fora (Zona da Mata); Uberlândia (Triângulo Mineiro) e Sabará (RMBH).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui