Onda de violência deixa nove mortos em Governador Valadares

0

Nove pessoas foram assassinadas em Governador Valadares, no Leste de Minas Gerais, entre a madrugada de sábado (7) e a noite de terça-feira (10). Policiais civis e militares estão empenhados em ações de combate a onda de violência na cidade.

Os agentes estão concentrados nas regiões com maior índice de criminalidade. Os homicídios foram registrados nos bairros Centro, Turmalina, Jardim Ipê, Jardim Primavera, SIR, Querosene, Carapina e no Distrito de Xonin de Cima. Segundo o tenente Fernando Costa, não há ligação entre os assassinatos.

“Temos um grande dificultador para a atuação em Valadares porque não temos aquele caso em que uma gangue é reconhecida nacionalmente ou internacionalmente, e age em determinado local. Nós temos diversos conflitos, talvez alguns que hoje estão até adormecidos ou às vezes dentro da própria gangue um entra em desacordo com outro e internamente eles já resolvem aquele problema, sem que essas notícias cheguem para que podemos antecipar. Então, a grande dificuldade são conflitos diferentes, com crimes em horários e locais diversos, o que dificultam ações pontuais”, disse o militar.

O major Wellington Campos destacou que estão sendo realizadas diversas intervenções onde há conflitos entre gangues pelo controle do tráfico de drogas. Nessa quarta-feira (11), a operação aconteceu no Bairro Carapina e os militares ficaram posicionados em pontos estratégicos, enquanto outros percorreram ruas e vielas fazendo abordagens de suspeitos.

Todos os casos estão sendo investigados pela Polícia Civil. O delegado Luciano Cunha explica que os trabalhos integrados das forças de segurança têm ajudado a dar uma resposta rápida para a sociedade com prisões de suspeitos de homicídios.

“Importante salientar essa força em conjunto entre a Polícia Militar e Polícia Civil. Obviamente estamos alarmados com esse número. Só que desses oito homicídios ocorridos, nós podemos dizer que sete já estão muito bem encaminhados em relação a autoria, e já com cautelares protocoladas perante o poder judiciário local”, informou o delegado.

Pelo menos seis suspeitos de envolvimento nos últimos homicídios registrados na cidade já foram detidos.

Sobre os crimes

A primeira vítima foi um homem de 49 anos morto com três tiros no Distrito de Xonim de Cima. Segundo informações da Polícia Militar, Geraldo Damas Santos estava em frente a uma praça na Avenida Santos Fernandes, na madrugada de sábado (7/3), quando foi baleado na testa e nas mãos.

Testemunhas disseram à polícia que escutaram os tiros e viram três homens fugindo do local em duas motocicletas. Os policiais foram na casa da vítima e a mãe contou que o filho era usuário de drogas, mas não soube dizer quem poderia ter cometido o crime.

No mesmo dia, o bombeiro Kirmair Borges Pinheiro, de 33, foi morto em uma emboscada no Centro da cidade. O autor foi preso e confessou que matou a vítima devido a uma dívida.

DOMINGO

Três jovens, de 19, 22 e 24 anos, foram assassinados em Governador Valadares no domingo (8). O primeiro crime aconteceu na Rua Itabirito, no Bairro Turmalina, por volta das 10h30. Luís Fernando Xavier da Silva, de 22, foi atingido por vários disparos de arma de fogo. Segundo a Polícia Militar, ele tinha envolvimento com o tráfico de drogas e a suspeita é de que o caso esteja relacionado à disputa entre gangues.

No mesmo dia, por volta das 15h50, Júlio Cesar Matos Pimenta, de 19, foi encontrado morto na Rua Orquídeas, no Bairro Primavera, com três ferimentos provocados por tiros na cabeça.

O último homicídio do domingo aconteceu por das 18h20 na Rua São Francisco Xavier, no Conjunto Sotero Inácio Ramos (SIR). Breno Barbosa da Silva, de 24 anos, foi morto com vários tiros e, de acordo com a PM, o crime pode estar relacionado ao tráfico de drogas.

SEGUNDA-FEIRA

Na segunda-feira (9), um homem foi morto com um tiro na cabeça na rua Augusto da Cunha, no Bairro Jardim Ipê. Não há informações sobre autoria e motivação.

No mesmo dia, um jovem de 26 anos foi baleado nas costas no bairro São Pedro. Ele estava pescando em frente à sua residência quando dois homens se aproximaram em uma moto e atiraram. Ele passou por cirurgia e não corre risco de morte, segundo a polícia.

TERÇA-FEIRA

Na terça-feira, 10 de fevereiro, a polícia registrou mais três homicídios em Governador Valadares. Durante a tarde, segundo a PM, um jovem de 18 anos foi morto com cerca de trinta tiros no bairro Santa Helena. Dois suspeitos do crime foram detidos.

Minutos depois, um homem de 48 anos foi morto a tiros no Bairro Jardim Ipê. O corpo foi encontrado na Rua Sapucaia e dois suspeitos foram presos. Na casa de um deles, a PM encontrou um revólver, drogas, balança de precisão e dinheiro. O dono do imóvel confessou o crime e disse que havia matado Rogeri Pereira do Nascimento por causa de uma dívida de drogas no valor de R$ 200.

O terceiro homicídio do dia aconteceu por volta das 23h, na Rua Tarumirim, no Bairro Nossa Senhora das Graças. Rômulo Vinicius de Assunção Moreira, de 26 anos, foi baleado enquanto participava de uma confraternização em um bar. Ele chegou a ser socorrido por populares, mas não resistiu.

Baleado acidentalmente por comparsa

Um jovem de 24 anos foi atingido por um tiro acidental, em Governador Valadares, na noite de quarta-feira (11). Segundo a Polícia Militar, ele integra uma gangue e estava no Bairro Turmalina com outros comparsas para cometer um homicídio.

A PM fazia um patrulhamento pela região e, ao ver a viatura, os bandidos correram. No momento da fuga, um dos criminosos efetuou um tiro acidental e feriu um dos comparsas.

Mesmo ferido, o jovem continuou a fuga e pouco tempo depois, a polícia recebeu informações de que ele tinha dado entrada no Hospital Municipal. Ele foi encaminhado à Delegacia após receber atendimento médico.

Durante a perseguição no bairro, um adolescente de 16 anos foi apreendido e confessou que havia se encontrado com mais quatro suspeitos para cometer um homicídio. Ele é apontado como autor de um assassinato ocorrido no Bairro Turmalina, no último domingo (8).

A polícia apreendeu oito cartuchos calibre 38, um revólver com seis cartuchos e uma espingarda calibre 12 mm.

Quer saber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui