Operação Placebo prende quatro suspeitos de usar sindicado para desviar dinheiro em Ipatinga

0

Quatro pessoas foram presas e 13 mandados de busca e apreensão foram cumpridos durante a Operação Placebo, que investiga um esquema criminoso instalado no Sindicato dos Práticos de Farmácia (Sinprafarma), em Ipatinga, no Vale do Aço. A ação foi realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) nesta quarta-feira (4/10/2017).

Entre os presos, estão o presidente do sindicato e um ex-funcionário da entidade. As investigações apontaram que o presidente usava a instituição para desviar dinheiro, fazer empréstimos e negociações ilegais com empresas durante acordos trabalhistas. Na casa do ex-coladorador, foram apreendidos computadores e documentos que podem conter indícios das fraudes.

Na sede da instituição, que segundo a Polícia Civil funcionava de ‘fachada’, também foram apreendidos vários materiais. De acordo com o delegado Gilmaro Alves, o conselho fiscal da entidade era composto por ‘laranjas’, que não participavam das ações do sindicato.

Segundo a denúncia apresentada pelo GAECO, ao invés de fiscalizar e organizar a atuação dos profissionais, a entidade negociava com empresas o adiantamento de contribuições sindicais em troca de benefícios durante homologações e acordos trabalhistas. O dinheiro dos sindicalizados também era usado para finalidades pessoais do presidente. Segundo as investigações, ele contraiu várias dívidas usando cheques em nome do sindicato.

Além dos presos, três mulheres foram levadas para a delegacia de Ipatinga para prestarem depoimento. Elas são suspeitas de assinarem as atas da entidade como sindicalizadas sem exercerem a profissão.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: G1 Vales)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui