IBGE anuncia que fará seleção de 2.600 temporários em Minas Gerais

0

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou que fará a seleção de 2.627 contratados temporários em Minas Gerais para coleta de dados para o Censo Agropecuário 2017. Com 10% das 26 mil vagas distribuídas por quatro mil municípios de todo o país, o Estado será o segundo com mais contratados, ficando atrás apenas da Bahia, que tem 3.153 cargos a serem preenchidos.

Em Minas serão cinco vagas de analista censitário, 50 de agente censitário administrativo, 29 de agente censitário regional, 14 de agente censitário de informática, 102 de agente censitário municipal, 516 de agente censitário supervisor e 1.911 para a vaga de recenseador. Os salários vão de R$ 1.500 a R$ 4.000, a não ser para o cargo de recenseador, que recebe de acordo com a produção.

Ainda de acordo com a nota divulgada nesta segunda-feira (3) pelo IBGE, as operações do 10º Censo Agropecuário começam no dia 1º de outubro, sendo que, durante cinco meses, serão recenseados em média três estabelecimentos agropecuários por dia, visitando um total de 5 milhões de propriedades. Serão levantadas informações sobre a área, a produção e a as características do pessoal, o emprego de irrigação, uso de agrotóxicos, entre outros temas.

“O importante papel da agricultura familiar na produção agropecuária do país será investigado mais uma vez. Os resultados do Censo Agro 2017 devem começar a ser divulgados pelo IBGE em meados de 2018”, diz o instituto.

Ainda em abril terão início as inscrições dos dois processos seletivos simplificados para os temporários que atuarão no Censo Agropecuário 2017. Serão abertas 26.010 vagas, das quais 171 serão para profissionais de nível superior em 18 diferentes áreas de conhecimento. As vagas restantes serão para nível médio.

“Os números definitivos serão divulgados nos editais dos dois processos seletivos, cuja publicação está prevista para os dias 10/04 e 24/04/2017”, finaliza o órgão. Para ver mais a tabela com mais detalhes sobre as vagas e os respectivos salários, basta clicar aqui.

Corte de mais de 50%

Inicialmente, o previsto era a contratação de 82 mil temporários para o Censo, porém, o orçamento sofreu um corte de mais de 50%, levando a redução do contingente de trabalhadores para 26 mil. Por conta da mudança, o corpo técnico do IBGE precisou passar a coleta do censo, que duraria 90 dias, para cinco meses de trabalhos.

Além disso, a redução do orçamento tornou necessária uma simplificação do questionário inicialmente concebido, dando mais agilidade à coleta de dados. Essa simplificação foi levada ao conhecimento da sociedade, dando origem a novas demandas, que foram incorporadas ao questionário.

O importante papel da agricultura familiar na produção agropecuária do país será investigado mais uma vez. Os resultados do Censo Agro 2017 devem começar a ser divulgados pelo IBGE em meados de 2018.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: O Tempo)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui