Eleitor tem até 4 de maio para tirar ou transferir o título

0

O prazo para tirar o título de eleitor, transferir o domicílio eleitoral, solicitar transferência para uma seção de fácil acesso e regularizar a situação perante a Justiça Eleitoral termina em um mês. O dia 4 de maio é também o prazo final para comparecimento dos eleitores que quiserem fazer o recadastramento biométrico para votar de modo mais seguro nas Eleições 2016 – apesar de o procedimento ainda não ser obrigatório nas grandes cidades mineiras, como BH.

Em algumas cidades, onde o recadastramento biométrico é obrigatório (clique aqui e confira se a sua cidade entra nesse caso), o eleitor que não compareceu à revisão eleitoral deve procurar o cartório de sua cidade, também até 4 de maio, para regularizar sua situação e poder votar em outubro.

Eleitores que tiverem outros tipos de pendências, como terem ficado três vezes sem votar ou se justificar, também devem se apressar: aqueles que não regularizam a situação com a Justiça Eleitoral podem ter alguns prejuízos práticos, já que ficam sem quitação eleitoral.

Em Belo Horizonte, o movimento nos postos de atendimento tem aumentado e, em média, são atendidos mais de 1.200 eleitores por dia. Na Capital, são oito postos à disposição dos eleitores.De segunda a sábado, o eleitor pode procurar as Centrais de Atendimento (em Lourdes, na Cidade Nova, no Barreiro e em Venda Nova) e o posto instalado no andar térreo do prédio anexo do TRE-MG no Cidade Jardim, que funcionam das 8h às 17h.

Há, ainda, os postos da Justiça Eleitoral instalados na Câmara Municipal, que funcionam de segunda a sexta das 13 às 17h, no Fórum Lafayette e noTRT, também de segunda a sexta, das 9h às 17h. Confira todos os endereços.

É importante lembrar que o eleitor só pode buscar os serviços na cidade onde vota ou pretende votar. Ou seja, quem é eleitor de Betim ou Contagem, por exemplo, não pode ser atendido em Belo Horizonte.

Clique aqui e confira os endereços dos postos da Justiça Eleitoral em todo o Estado.

Documentação

Os brasileiros que já tenham 16 anos, ou que irão completá-los até a data do primeiro turno (2 de outubro), podem tirar o título para votar esse ano. Aqueles que já completaram 18 anos devem procurar um cartório eleitoral e tirar o título de eleitor. Para isso, os documentos necessários são: documento de identidade original com foto (não serão aceitos carteira de habilitação e passaporte), comprovante de endereço recente e, para os brasileiros maiores de 18 anos do sexo masculino, comprovante de quitação com o serviço militar.

Para pedir a transferência do domicílio eleitoral, o eleitor deve procurar o cartório de sua nova residência portando o título, se ainda o possuir, um documento de identidade original com foto e comprovante de residência. Para pedir a transferência para uma seção de fácil acesso, os documentos necessários são os mesmos.

Mais informações: 148 (Disque-Eleitor), das 7h às 19h de segunda a sexta e das 8h às 17h aos sábados.

(Fonte: TRE-MG)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui