Vale interrompe circulação de trem de passageiros até segunda-feira

0

A Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), fechada nos dois sentidos desde a noite dessa sexta-feira (11) foi liberada no início da noite deste sábado (12). Mesmo assim, as viagens do Trem de Passageiros continuarão suspensas até a segunda-feira (14). De acordo com a Vale, a medida é para garantir a segurança dos passageiros, “já que a situação ainda é instável ao longo do trecho”.

A circulação do Trem de Passageiros da Vale, que parte da estação ferroviária Pedro Nolasco, em Cariacica, no Espírito Santo, foi suspensa pela empresa neste sábado por causa de uma manifestação de moradores de Mascarenhas, no distrito de Baixo Guandu, que começou na noite de ontem.

Os moradores atearam fogo a pneus e madeira em cima dos trilhos para fechar a linha férrea nos dois sentidos. O motivo do ato é o prejuízo causado pelo rompimento da barragem Fundão, da Samarco, que atingiu o rio Doce. Eles reclamam que o rio está com peixes contaminados e que não receberam os cartões que deveriam ser entregues pela empresa para se alimentarem.

No domingo (13) e na segunda-feira (14) a Vale suspenderá, ainda, a circulação do trem que faz o trajeto Cariacica, no Espírito Santo a Belo Horizonte, em Minas Gerais. O sentido contrário também será suspenso.

A Vale lamentou os transtornos, mas afirmou que o serviço foi temporariamente cortado para evitar problemas aos passageiros. “A decisão de suspender o serviço tem o intuito de garantir a segurança das pessoas que utilizam o transporte ferroviário diariamente, bem como o direito de ir e vir das mesmas, já que não há previsão de a linha férrea ser liberada por parte dos manifestantes”, informou a empresa em nota.

A empresa, embora tenha afirmado em nota, que as reivindicações da comunidade não têm relação com a operação da Estrada de Ferro Vitória a Minas, disse que mantém aberto o canal de comunicação. “A empresa repudia quaisquer manifestações violentas que coloquem em risco os seus passageiros, os seus empregados, e as suas operações e que firam o estado democrático de direito, e ratifica que obstruir ferrovia é crime passível de multa.”

A empresa informou que os passageiros que tinham viagem marcada entre hoje e segunda-feira poderão remarcar o bilhete ou pedir o reembolso da passagem. Para isso, o pedido deve ser feito no prazo de até 30 dias em qualquer uma das estações localizadas ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas.

Vale interrompe circulação de trem de passageiros – Foto: Divulgação

(Fonte: O Tempo / Estado de Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui