Foi preso na tarde desta segunda-feira, 7 de março, o policial militar Júlio César da Silva, de 44 anos. O sargento foi filmado atirando contra o caminhoneiro Fábio Aguiar de Morais, de 36, na manhã desse domingo (6) no bairro Santa Rita, em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. De acordo com informações da Polícia Civil (PC), o militar se apresentou voluntariamente, entregou a arma utilizada no crime e após ter a prisão preventiva decretada, foi levado para um batalhão da PM na cidade, onde permanecerá por tempo indeterminado.
Na manhã desta segunda-feira, um inquérito foi aberto para investigar o caso e foi decretada a prisão preventiva do policial. Ele chegou à delegacia em um carro particular e entrou pela porta da frente por volta das 16 horas. Em nota, a Polícia Civil informou que o delegado não colheu o depoimento do sargento, “uma vez que o policial apresentava estar psicologicamente abalado e versa sobre ele a prerrogativa de prestar declarações em outras fases do inquérito”.
O velório do motorista está marcado para começar às 20h desta segunda-feira no Cemitério Jardim da Serra, em Mariporã, no interior de São Paulo. Segundo funcionários do local, o sepultamento será na terça-feira às 9h.
e não são recomendadas para menores de 18 anos:
O sargento e o motorista, que eram vizinhos, tinham histórico de desavenças há cerca de um ano. A esposa de Fábio já havia se queixado do PM na Corregedoria da corporação. Viviane Silva de Aguiar contou que procurou o órgão e registrou três boletins de ocorrência e cinco reclamações de ameaças do policial contra a vítima e um filho do casal. “Eu espero uma providência que já deveria ter sido tomada há muito tempo. A vida do meu marido não vai voltar. Eu fiquei viúva e com três filhos. Isso (o crime) poderia ter sido evitado”, desabafou em entrevista à TV Alterosa.
O assassinato
O crime foi todo gravado pela mulher da vítima por meio de um celular. As imagens mostram o bate-boca já em andamento. O policial militar, à paisana está segurando um revólver na porta de um bar. No meio da rua, o caminhoneiro, sem camisa, com as mãos para trás, esconde um facão. Os dois trocam ofensas e ameaças: “Dá mais um passo pra você ver”, diz o policial. “Você não é homem, você é homem com o revólver na mão”, responde o caminhoneiro. “Você é homem pra sua família”, retruca o policial. “Bate na sua mulher, bate nos seus parentes lá”. diz o policial.
A mulher do caminhoneiro, postada atrás do marido, é quem grava as imagens. Um filho do casal, ao lado da mulher, tenta contato telefônico com a polícia e, a certa altura, diz: “não tá atendendo, não.” O policial à paisana também tenta acionar a PM com um celular, enquanto ele e o caminhoneiro seguem se ameaçando: “Você não vai me dar tiro, não, que eu vou rasgar você todo”, anuncia o caminhoneiro. “Entra, então, que eu vou passar ocê (sic) no tiro”, retruca o policial.
Finalmente, o filho do casal consegue contato telefônico com o 190: “Tem um policial aqui armado ameaçando”, diz a voz. E os que estão próximos reforçam, “tá ameaçando, tá ameaçando!” Mas já era tarde para evitar o crime. O caminhoneiro reaparece na imagem, já sem o facão. O policial desdenha: “Cê correu com a faca? Corre com a faca que eu te corto no tiro”. “Que vai cortar o car…,” desafia o caminhoneiro. O policial então larga o celular no asfalto e dispara a arma. Cinco tiros são ouvidos. A mulher grita desesperada e as imagens balançam, já não é mais possível ver a vítima. O policial fica à porta do bar, ainda com a arma do crime na mão. “Eu não acredito!”, grita a mulher. “Chama a polícia depressa! Seu desgraçado!”
LEIA MAIS [+]:
(Clique nos títulos para abrir a notícia)
– Policial militar que matou vizinho em Governador Valadares é preso
– Corpo de caminhoneiro morto por PM em Governador Valadares será enterrado em São Paulo
– Esposa de homem morto por PM já havia denunciado autor na Corregedoria da Corporação
– Polícia Civil pede prisão preventiva de militar que matou caminhoneiro a tiros em Valadares
– Briga entre caminhoneiro e PM termina com um deles morto em Governador Valadares
– Mulher filma marido sendo morto por policial militar em Governador Valadares
– Vídeo mostra policial executando vizinho em Governador Valadares
Posicionamento da Polícia Militar
Por meio de nota, o comando da 8ª Região de Polícia Militar se posicionou acerca do ocorrido. Leia:
Sobre o fato
Ontem, domingo, 6 de março, por volta das 09h30, uma equipe policial deparou com um aglomerado de pessoas e momentos depois foi relatado que havia um baleado na rua Campos Sales, bairro Santa Rita. Chegando ao local, a equipe policial deparou com a vítima já caída ao solo aparentemente sem vida. De imediato o local foi isolado, sendo acionado o SAMU, além da perícia tão logo foi constatado o óbito. No local foi ouvida a esposa da vítima que relatou que presenciou o autor efetuar disparos de arma de fogo contra seu esposo. Disse também que se tratava de um policial militar. Ao ser feito levantamentos, constatou-se que seria o PM SGT JULIO CESAR DA SILVA, lotado na cidade de Governador Valadares que estava de folga e em trajes civis que, apesar de morar por ali, não foi encontrado para esclarecer sobre o fato.Durante os levantamentos nenhuma testemunha e a esposa da vítima que presenciaram os fatos relataram sobre o que teria motivado o crime.
Sobre o vídeo
A Polícia Militar também se posiciona sobre o vídeo que está sendo divulgado, esclarecendo que a vítima estava com um facão e as mãos para trás, além de a todo momento parecer falar algo ao autor, provocando-o. Também sobre o vídeo, foi constatado que em dado momento o autor não aparece com a faca nas mãos, porém permanece com as mãos para trás, o que deixa a entender para o autor que ainda poderia estar com o facão. Outra questão a se falar é com relação as tentativas feitas pelo autor de que a vítima se desarmasse e fosse para sua casa, porém a vítima permanece por ali. Segundo consta no Centro de Comunicações Operacionais da Oitava Região da Polícia Militar (COPOM), o 190 foi acionado, sendo empenhada equipe policial para o local dos fatos.
Antecedentes
Há registro de REDS que envolvem o autor e os filhos da vítima os quais já haviam sido encaminhados à Polícia Civil para apurações por se tratar de questões de desentendimentos entre vizinhos. Com relação às reclamações na Corregedoria da Polícia Militar, há registro de apurações que comprovaram que os fatos se tratavam de conflitos entre vizinhos, mas não há nada sobre a conduta do autor que fosse contrária à disciplina e ética policiais militares.
O Policial Militar
A quase trinta anos na Corporação, o Sgt Júlio é profissional exemplar, conforme sua ficha pessoal, possuindo em toda sua carreira conduta ilibada. Sobre o fato em questão a investigação ficará a cargo da justiça comum. Segundo informações de terceiros, o autor deverá se apresentar à Polícia Civil para prestar esclarecimentos, o que ainda não tem data prevista.
Assessoria de Comunicação Organizacional da 8ª RPM
(Fonte: Estado de Minas / G1)
vai no ministerio publico, que pelo jeito não vai dar em nada pra esse crapula!! Assassino é na cadeia, sem justificativas!! Safado!
Vc nem sabe da historia sua ridícula, protege vagabundo que enfrenta Policial armado tem que se foder mesmo, aqui em Curitiba é assim parabéns ao Policial Militar de MG.
Para de falar merda Lucas, ridiculo é voce que defende um assassino, só pq ele era policial, nao quer dizer que nao era um zé ruela assim como vc é. Ele matou por uma discussão, ficou pagando de fodão com arma em punho, totalmente despreparado psicologicamente, nao era policial de vdd, era só um bosta como vc.
Tem que ir pra cadeia e pagar ! Primeiro ele estava com uma arma que não era. De uso da corporação da PM . e posso apostar q a arma q ele usava não tinha registro! Se n tiver ele tem q responder por dois crimes assassinato e porte ilegal de arma !! Tem q ir preso e condenado sem direito a recorrer ! A polícia tem q parar de se achar acima da lei !
Concordo com você Roger, só deixo a observação de que ele não responderia por dois crimes se a arma em porte ilegal foi utilizada para cometer o assassinato, seria uma espécie de Bis in Idem, mas se ele tivesse atirado com a arma da corporação por exemplo e além desta portasse um segundo revólver não registrado, ai sim responderia por dois crimes. O pessoal acha que Policial Militar não erra, admiro bastante a profissão mas cada caso sempre é um caso, não adianta querermos defender esse policial só por ele ser de fato um policial, com uma atitude dessa o que diferencia ele pra o que ele “busca na rua” é um nada, criminoso da mesma forma, infelizmente. Espero que realmente dê em algo e que ele de fato “pague” pelo que fez
Um dia um policial “super herói” desses pega você ou um parente seu pelas madrugadas da vida e mete tiro em vc só pq não foi com a sua cara e aí alguém vai comentar a mesma BOSTA que vc comentou aqui, mas dessa vez dando os parabéns por ter matado VC.
Você disse tudo amigo. Todos podemos ser vitimas de assassinos de farda. Infelizmente.
nao aguento essas mulherzinhas que nao sabem de nada e ainda ficam defendendo vagabundo, ai quando morre o policial, a unica coisa q fala é, tadinho, e a familia e o resto q se foda
Sou contra o terrorismo da dengue no país . os noticiário mostra que a polícia sempre mata mais que ela
MARCIA,VOCE ESTÁ DE OLHO NA VIUVA ?PENSE BEM,A VIUVA É O PIVÔT DA COISA.O TEMPO TODO ELA PASSOU A INCITAR O MARIDO PARA UM COMBATE COM O PM,QUE PEDIU REFORÇO E ESTE NÃO SE FEZ PRESENTE.ORA BOLAS,VOCE COMO MULHER,MANDARIA SEU MARIDO ARMAR DE FACA PARA ENFRENTAR REVOLVER ??? SÓ LOUCO.OLHA A CRA DELA .NÃO ESBOÇA UM SINAL DE EMOÇÃO.ELA TAVA DOIA PRA SE VER LIVRE DO MARIDO QUE NA CERTA TENHA OUTRAS EM CADA CIDADE DESTE PÁIS .NO ENTANTO,VOCE MANDA PROCURAR O MINISTERIO PUBLICO.O QUE ELES FARÃO ??? MILAGRES ??? ELES VÃO FAZER O MESMO QUE FARÁ O DELEGADO ENCARREGADO DO CASO,INVESTIGAR.
O mais triste é que a situacão estava sob controle do PM, que já tinha chamado a polícia, e o caminhoneiro nem estava mais com a faca, portanto, não tinha motivo para atirar, e muito menos CINCO tiros á queima roupa. Se achasse que precisava “se defender”, de um homem a 4 metros de distância, e desarmado, poderia ter dado um tiro na perna então, e dado voz de prisão, que já seria suficiente. Não vou entrar nessa de que é covarde ou isso ou aquilo, mas neste episódio isolado, faltou preparo ao Sargento, pois poderia, como autoridade treinada que é, ter resolvido as coisas sem matar o cara, que bem ou mal, também não era um “á toa”, e tinha de ter seu direito á vida preservado!
Corrupção está demais ” A Polícia Militar também se posiciona sobre o vídeo” aaa o sujeito estava com as mãos para trás oque dava a entender que ainda estava com a faca” me polpe no vídeo o Sargento fala largou a faca pega a faca e vem para vc ver se eu não te corto no tiro! outra fugiu do local do crime porque tudo indica que ele estava alcoolizado já estava em frente a um bar e para quem defende o traste me explica o porque ele saiu do local do crime e foi direto para a delegacia? para curar a ressaca e os exames de sangue, mais a policia não fala isso farinha do mesmo saco vai dá em nada mesmo!
VOCE VAI PARA O CEU.VOCE É UM SANTO NO MEIO DE TANTOS CAPETAS.O QUE VOCE FARIA ??? OLHA,VOCE NÃO CONHECE A CIDADE CITADA NEM DE LONGE.VOCE NÃO TEM NOÇAÕ DE QUE ESCREVE.A VIDA NÃO É ASSIM.E OUTRA COISA,O MORTO E A VIUVA TAMBEM NÃO CONHECE VALADARES.UMA CONTENDA NESTA CIDADE,NÃO TERMINA SÓ NO VAI TOMAR NO KÚ E CADA UM PRO SEU LADO.NELA UM MORRE,ANTES DE FAZER QUALQUER COMENTARIO EMOCIONAL,PROCURE CONHECER OS BASTIDORES DESTE BBB!!!
Eu sou de Valadares, moro na Esplanadinha e a cidade inteira sabe da má índole deste policial. Igual o antigo Paulinho Maloca que ameçava todo mundo porque era um policial civil. Se tiver justiça, este bandido travestido de policial tem que mofar na prisão.