Esposa de homem morto por PM em Governador Valadares já havia denunciado autor na Corregedoria da Corporação

39

A esposa do caminhoneiro Fábio Aguiar de Morais, de 36 anos, morto a tiros pelo policial militar Júlio César da Silva, de 44, já havia se queixado do PM na Corregedoria da corporação. Viviane Silva de Aguiar contou que procurou o órgão e registrou três boletins de ocorrência e cinco reclamações de ameaças do PM contra a vítima e um filho do casal. Um vídeo gravado por Viviane mostra o momento do assassinato.

A família do caminhoneiro morava no Bairro Santa Rita, onde ocorreu o crime, há dois anos, e diz que enfrentava problemas de convivência com o policial desde maio de 2015. A esposa da vítima diz que as imagens gravadas eram para usar como provas contra o policial, junto à Corregedoria da PM, mas não esperava que a discussão fosse terminar dessa forma.

“Em outras situações, ele apontou a arma e fez ameaças. A Corregedoria disse que era importante uma foto ou uma gravação, por isso comecei a filmar, para ter uma forma de provar as denúncias que já tinha feito. Eu me desesperei quando ouvi os tiros, ninguém esperava isso”, esclarece. Ela afirma ter procurado a Corregedoria por cinco vezes.

A esposa da vítima, Viviane Silva de Aguiar, mostra boletins de ocorrência e denúncias registradas contra o policial militar Júlio César da Silva (Foto: Sávio Scarabelli / G1)

De acordo com Viviane Aguiar, o policial já tinha ameaçado de morte o filho do casal, de 14 anos, depois que o garoto estourou bombinha na rua. Ela conta ainda que já procurou a Justiça por várias vezes para tentar resolver as desavenças com o vizinho. “Eu fui ao Conselho Tutelar pedir uma medida protetiva para o meu filho, porque eu tinha medo que ele o matasse na rua”, afirma. A mulher diz que registrou três boletins de ocorrência e entrou com dois processos judiciais contra o sargento.

Segundo a filha do casal, a vítima aparece no vídeo com uma faca que era usada na instalação de uma câmera de segurança na casa da família. A discussão teria começado depois que o homem resolveu tirar satisfação com o sargento sobre a ameaça e agressões feitas ao filho dele. Nas imagens, quando o sargento atira, a vítima já estava desarmada.

As imagens disponibilizadas abaixo são fortes
e não são recomendadas para menores de 18 anos:



LEIA MAIS [+]:
(Clique nos títulos para abrir a notícia)

– Policial militar que matou vizinho em Governador Valadares é preso

– Corpo de caminhoneiro morto por PM em Governador Valadares será enterrado em São Paulo

– Esposa de homem morto por PM já havia denunciado autor na Corregedoria da Corporação

– Polícia Civil pede prisão preventiva de militar que matou caminhoneiro a tiros em Valadares

– Briga entre caminhoneiro e PM termina com um deles morto em Governador Valadares

– Mulher filma marido sendo morto por policial militar em Governador Valadares

– Vídeo mostra policial executando vizinho em Governador Valadares

Posicionamento da Polícia Militar

Por meio de nota, o comando da 8ª Região de Polícia Militar se posicionou acerca do ocorrido. Leia:

Sobre o fato

Ontem, domingo, 6 de março, por volta das 09h30, uma equipe policial deparou com um aglomerado de pessoas e momentos depois foi relatado que havia um baleado na rua Campos Sales, bairro Santa Rita. Chegando ao local, a equipe policial deparou com a vítima já caída ao solo aparentemente sem vida. De imediato o local foi isolado, sendo acionado o SAMU, além da perícia tão logo foi constatado o óbito. No local foi ouvida a esposa da vítima que relatou que presenciou o autor efetuar disparos de arma de fogo contra seu esposo. Disse também que se tratava de um policial militar. Ao ser feito levantamentos, constatou-se que seria o PM SGT JULIO CESAR DA SILVA, lotado na cidade de Governador Valadares que estava de folga e em trajes civis que, apesar de morar por ali, não foi encontrado para esclarecer sobre o fato.Durante os levantamentos nenhuma testemunha e a esposa da vítima que presenciaram os fatos relataram sobre o que teria motivado o crime.

Sobre o vídeo

A Polícia Militar também se posiciona sobre o vídeo que está sendo divulgado, esclarecendo que a vítima estava com um facão e as mãos para trás, além de a todo momento parecer falar algo ao autor, provocando-o. Também sobre o vídeo, foi constatado que em dado momento o autor não aparece com a faca nas mãos, porém permanece com as mãos para trás, o que deixa a entender para o autor que ainda poderia estar com o facão. Outra questão a se falar é com relação as tentativas feitas pelo autor de que a vítima se desarmasse e fosse para sua casa, porém a vítima permanece por ali. Segundo consta no Centro de Comunicações Operacionais da Oitava Região da Polícia Militar (COPOM), o 190 foi acionado, sendo empenhada equipe policial para o local dos fatos.

Antecedentes

Há registro de REDS que envolvem o autor e os filhos da vítima os quais já haviam sido encaminhados à Polícia Civil para apurações por se tratar de questões de desentendimentos entre vizinhos. Com relação às reclamações na Corregedoria da Polícia Militar, há registro de apurações que comprovaram que os fatos se tratavam de conflitos entre vizinhos, mas não há nada sobre a conduta do autor que fosse contrária à disciplina e ética policiais militares.

O Policial Militar

A quase trinta anos na Corporação, o Sgt Júlio é profissional exemplar, conforme sua ficha pessoal, possuindo em toda sua carreira conduta ilibada. Sobre o fato em questão a investigação ficará a cargo da justiça comum. Segundo informações de terceiros, o autor deverá se apresentar à Polícia Civil para prestar esclarecimentos, o que ainda não tem data prevista.

Assessoria de Comunicação Organizacional da 8ª RPM

Investigação da Polícia Civil

A Polícia Civil informou que um inquérito já foi instaurado e que foi solicitada a prisão preventiva do militar. O delegado Jean Vitor Santi é o responsável pelas investigações.

Temendo retaliações de vizinhos, a família do sargento se mudou ontem mesmo do Bairro Santa Rita. O vídeo que registrou cenas do crime já está com a Polícia Civil e será anexado ao inquérito.

As imagens disponibilizadas abaixo são fortes
e não são recomendadas para menores de 18 anos:

Reportagem da TV Alterosa:



(Fonte: Estado de Minas / G1 dos Vales)

39 COMENTÁRIOS

      • Covardia é de quem condena a viúva, ela estava cumprindo ordens da corregedoria de policia, que não acreditava na família das agressões e provocações do policial e pediram filmagem. A CORREGEDORIA QUE EXIGIU A FILMAGEMl. Daí ela ter a paciência para filmar o ocorrido na esperança de fazer um bom registro. Mas infelizmente, o pior aconteceu.

        • Ditado popular! Quem procura? Acha… Todos sabem que todo policial devido sua função possui arma de fogo. O IDIOTA ao invés de cobrar da corregedoria ou ir na casa do JUIZ, DO DELEGADO, DO MINISTÉRIO PUBLICO O IDIOTA vai armado na casa do policial ameaça-lo. Pior é a esposa que adora o maridão, incita e ameaça o policial de corta-lo. Achou…

      • Covardia é de quem condena a viúva, ela estava cumprindo ordens da corregedoria de policia, que não acreditava na família das agressões e provocações do policial e pediram filmagem. A CORREGEDORIA QUE EXIGIU A FILMAGEMl. Daí ela ter a paciência para filmar o ocorrido na esperança de fazer um bom registro. Mas infelizmente, o pior aconteceu.

      • Covardia é de quem condena a viúva, ela estava cumprindo ordens da corregedoria de policia, que não acreditava na família das agressões e provocações do policial e pediram filmagem. A CORREGEDORIA QUE EXIGIU A FILMAGEMl. Daí ela ter a paciência para filmar o ocorrido na esperança de fazer um bom registro. Mas infelizmente, o pior aconteceu.

      • VAMOS DEIXAR PARA A JUSTIÇA, CLARAMENTE ESTAVA ALTERADO O POLICIAL, AQUI NO BRASIL TEMOS QUE FICAR LONGE DOS PMS ELES TEM FÉ PUBLICA E PODER DISCRICIONÁRIO OU SEJA NA RUA FAZEM O QUE QUISEREM E A MAIOR PARTE SÃO AUTORITÁRIOS. ESSE IRINEU TEM QUE ARRUMAR UMA LAVAGEM DE ROUPA, O CARA SÓ FICA RESPONDENDO O COMENTÁRIOS DOS OUTROS, ENTÃO ESSE CARA NÃO TEM NADA PARA FAZER. A EXPERIÊNCIA QUEM TEM É A POLICIA O CARA NÃO DEU UM PASSO E O POLICIAL FICOU NERVOSINHO E ATIROU, SE ELE NÃO ATIRA A GUARNIÇÃO TINHA CHEGADO. O CAMINHONEIRO EM MOMENTO NENHUM DEU SINAL QUE IA PARA CIMA, MAS O PM SAIU DO ESTABELECIMENTO E FOI ATE O MEIO DA RUA PARA ATIRAR E MATAR. TODOS NOS SABEMOS QUE QUANDO SE TEM UMA FACA E SÓ ATIRAR NA PERNA E NÃO NA CABEÇA COMO EU JÁ PRESENCIEI.

  1. Pelo q entendi, o caminhoneiro foi provocar o PM, para q sua esposa filmasse a reação do mesmo. Esperavam filmá-lo apenas cometendo ameaças com arma em punho. A situação, definitivamente, não estava sob o controle do casal. O plano falhou.

  2. uai… anão entendi a posição da policia

    “A Polícia Militar também se posiciona sobre o vídeo que está sendo divulgado, esclarecendo que a vítima estava com um facão e as mãos para trás”…

    quer dizer, um homem com uma faca, a pelo menos 6 metros de distancia de um POLICIAL, treinado para essas situações, ele agiu corretamente em atirar? Não vi em momento algum o homem se aproximar da calçada.
    Isso se chama EXECUÇÃO!

  3. mesmo o casal tentando provar por varias vezes a conduta errada deste meliante que nao posso falar que seja um policial , porque nao é , esse bandido deveria proteger pessoas do bem , é mais um covarde com arma nas maos , e agora fica solto alegando legitima defesa , eu gostaria de saber se foce inverso , este motorista ja estava morto a muito tempo. alguem precisa fazer alguma coisa ,esse covarde precisa pagar caro e rápido !

  4. Só comentário tosco. Policial é treinado pra defender a própria vida ou de terceiros, assim como o sgt fez. Ninguém é ninja pra se desvencilhar de golpes de faca. Ou alguém aqui acha que o pm tinha que pegar um facão tbm e ir pro mano a mano?

  5. Se eu fosse este PÚLIÇA eu largava o revólver, fazia um rolamento, dava uma cambalhota pra direita, rastejava pelo chão, e depois dominava a vítima e tomava-lhe o facão à unha do jeito que ENSINARAM na Academia de Polícia há 30 anos atrás!!!!Fala sério…….quem no meio de uma discussão esta com um facão na mão ao meu humilde entender já perdeu a razão. Sinceros sentimentos à família da vítima, espero que a família do Militar seja poupada e que ele seja julgado pelos atos que cometeu e não pela opinião dos 200 Milhões de Juízes deste nosso País de corruptos.

  6. Quem procura acha, o filho dele deve ser um anjinho, muito bem educado, pelos comentario o filho é problemático , isso que da os pais não educarem de pequeno, quando cresce começa a dar trabalho e dai os idiotas dos pais tem coragem de defender tranqueira , e ainda ameaçar o cara que provavelmente estava na sua razão, ninguem tem sangue de barata uma hora a paciencia acaba.

  7. Essa mulher desse cara e uma merda mesmo ..ao invés de colocar o marido pra dentro de casa ela fica ali tocando fogo ela poderia ter evitado muita coisa. Nas reportagens a mísera não demostra nenhuma comoção. O cara é um sem noção ficou irritando uma pessoa armada ninguém tem sangue de barata não. Achei que demorou muito pra atirar.. qualquer um teria perdido a cabeça ouvindo um monte de merda. Quem tiver com dó leva os três filhos da peste pra casa.

  8. ELE COMO POLICIAL NAO TINHA O DIREITO DE MATAR UMA PESSOA DESTA FORMA .FOI COVARDE ELE TINHA QUE TER PEDIDO REFORCO E RESOLVIDO A SITUACAO DE OUTRA FORMA.MISERAVEL DESGRACADO MALDIDO. MATOU A QUEIMA ROUPA .

  9. que a justiça seja feita ,a constituiçao federal diz que todos sao iguais perante a lei,isso nao é verdade,por que na pratica nao tem sido assim,a lei pune mais os menos favorecidos da sociedade,esse cidadao,se ele nao fosse policial já estaria num presidio comum,ainda é defendido pela policia que deveria puni-lo,todos sao iguais perante a lei?que país é esse?deveria sim ser preso e punido severamente por tirar avida de um pai de familia trabalhador,ele teve treinamento para vencer essa situaçao sem precisar usar a arma.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui