Aprovados em concurso para agente penitenciário protestam em Belo Horizonte

0

Com um caixão em mãos, fazendo alusão a morte do sistema prisional de Minas Gerais, candidatos que estão como excedentes em um concurso público estadual para exercer as funções de agente de segurança penitenciária e de agente socioeducativo fazem manifestação nesta segunda-feira (29/02), em frente à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), no bairro Santo Agostinho, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte.

De acordo com a Polícia Militar (PM), cerca de 100 pessoas estavam na Rua Rodrigues Caldas, por volta de 10h50. Eles reivindicam a nomeação para os cargos. Segundo a assessoria de imprensa da ALMG, manifestantes estão protestando com faixas e apitos. Eles montaram cerca de 20 barracas no local.

Os manifestantes exigem que o governo chame os excedentes do concurso. “Hoje são mais de seis mil contratados e eles [governo] não querem chamar os excedentes. O governo anterior chamou concursado passado e o atual não quer chamar. Passei em todas as fases e gastei muito.”, disse Alisson Lopes.

Aprovados em concurso protestam em BH – Foto: Reprodução / WhatsApp

Por meio de nota, divulgada no dia 25 deste mês, a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) afirmou estar “cumprindo o compromisso assumido com os concursados da Secretaria de Estado de Defesa Social – de não apenas respeitar, mas de agilizar os prazos estabelecidos no edital conforme demanda dos próprios aprovados”.

A pasta ainda alegou que “todos os 3.535 classificados para o cargo de agente de segurança penitenciário e os 820 classificados para agente de segurança socioeducativos estão sendo chamados para realizar os exames médicos”.

Em relação a exigência dos concursados de alteração do edital para que o Estado chame os excedentes, a Seplag afirmou que o pleito está em análise no departamento jurídico da secretaria, que dará uma resposta definitiva sobre a questão na reunião agendada para o dia 4 de março.

O governo ainda afirmou que ambos os concursos, realizados em 2013, “foram retomados no ano passado pela atual gestão que, pela primeira vez, se reuniu com os candidatos para pactuar o cronograma dos concursos”.

Aprovados em concurso protestam em BH – Foto: Reprodução / WhatsApp

(Fonte: O Tempo / G1 / Aconteceu no Vale)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui