Defesa Civil alerta para riscos de deslizamentos de terras em 15 municípios de Minas Gerais

0

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec) informa que, devido ao grande volume de chuva nas últimas horas, há risco de deslizamento de terras em 15 municípios de Minas Gerais: Barbacena, Belo Horizonte, Belo Vale, Brumadinho, Carandaí, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Juiz de Fora, Mariana, Nova Lima, Ouro Preto, Raposos, Rio Acima, Sabará e São João del-Rei.

A Cedec-MG orienta a população desses municípios a ter cuidado ao transitar próximo a barrancos, encostas ou margens de rios. Em qualquer sinal de emergência, o cidadão deve acionar a Defesa Civil local, o Corpo de Bombeiros ou a Polícia Militar, pelos telefones: 199, 193 ou 190.

Imagem mostra Itamonte alagada com chuvas no Sul de Minas – Foto: Reprodução EPTV

Chuva causa estragos e inundações no Sul de Minas

A chuva que atinge o Sul de Minas desde o início da semana começou a provocar transtornos e prejuízos na ultima madrugada. Há inundações por excesso de enxurrada em Itamonte, Itanhandu, Cristina, Camanducaia, Monte Verde, Lambari, Carmo de Minas, Pouso Alto e Itajubá.

Em Lambari, duas barragens se romperam e causaram inundação no centro do município. Já em Itamonte a chuva provocou o rompimento de um cano em um laticínio. O adutor transporta amônia e o forte cheiro se espalhou pela vizinhança. Há relatos de pessoas que procuraram o hospital com mal estar, e foram orientadas a fazer compressas frias nos olhos e boca, pra aliviar o incômodo.

Deslizamentos de terra foram registrados em Carmo de Minas, Itamonte, Lambari, São José do Alegre, Delfim Moreira e Piranguçu.

Uma árvore de grande porte que fica em um parque municipal de Varginha caiu sobre a rede elétrica e deixou dezenas de residências sem energia.

Segundo os Bombeiros há duzentas pessoas desalojadas em Itamonte. Elas tiveram as casas invadidas pela água na madrugada. Quartoze pessoas estão desabrigadas.

Há estradas fechadas por causa do barro entre Pouso Alto e o distrito de Capivari; e entre Camanducaia e o distrito de Monte Verde. Na BR 146, entre Bom Jesus da Penha e Passos, o trecho que ainda não recebeu pavimentação está intransitável por causa da lama. Entre Jesuânia e Carmo de Minas um grande buraco apareceu no asfalto e o trecho está interditado.

Segundo o Instituto Somar de Meteorologia, de primeiro de janeiro até sexta-feira choveu quase o total previsto para o mês todo na região.

Inundação no Centro de Lambari (MG) – Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros

Inundação no Centro de Lambari (MG) – Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros

Inundação no Centro de Lambari (MG) – Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros

(Fonte: Agência Minas / Itatiaia)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui