MPMG divulga resultados de análises laboratoriais da qualidade da água no rio Doce

0

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) apresentou nesta sexta-feira (27/11) o resultado das análises laboratoriais para metais pesados realizadas sobre a água bruta do rio Doce e aquela tratada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Governador Valadares em estações de tratamento, bem como dos sedimentos coletados no rio Doce e no tanque de decantação do Saae.

Em exame técnico preliminar das análises, a Comissão Técnica Científica da Universidade Federal de Juiz de Fora – Campus Governador Valadares (UFJF-GV) concluiu que a água tratada se encontra dentro dos padrões para metais pesados descritos na Portaria 2.914/2011, do Ministério da Saúde.

Para as amostras de água bruta coletadas diretamente no rio e nos sedimentos, constatou-se, preliminarmente, a presença de metais, inclusive os classificados como metais pesados segundo a União Internacional de Química Pura e Aplicada (Iupac), os quais estão acima do padrão estabelecido pela Deliberação DNC Copam/CERH-MG.

A comissão de professores da UFJF concluiu que o processo de tratamento da água executado pelo Saae consegue eliminar os metais localizados na água bruta e sedimentos. O parecer científico final dos professores será apresentado na segunda-feira, 30 de novembro, com todas as conclusões acerca das análises laboratoriais em questão.

Relatórios em PDF

– Resultados 7163/15 (clique aqui para ler)

– Resultados 7164/15 (clique aqui para ler)

Igam disponibiliza informações sobre a qualidade da água do rio Doce

Atendendo Recomendação do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o Instituto Mineiro de Gestão de Águas (Igam) passou a disponibilizar o “Informativo diário dos parâmetros de qualidade das águas nos locais monitorados ao longo do rio Doce, após ruptura das barragens em Bento Rodrigues” no site do próprio órgão e no portal Infohidro, de forma que as informações fiquem acessíveis a toda a população.

– Relatório de 17 de Novembro de 2015 (Clique aqui / documento em PDF)

(Fonte: MPMG)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui