O Instituto Médico Legal (IML) de Teófilo Otoni corre o risco de ser interditado, e, com isso, impedido de fazer os serviços de necropsia. A unidade foi notificada pela Vigilância Sanitária em razão de uma série de problemas de ordem estrutural verificados em sua unidade (teto sem reboco, parte do piso danificado, geladeira para acondicionar corpos insuficiente e usada de forma inadequada). O Estado tem até maio de 2016 para resolver os problemas indicados. Passado este prazo será realizada a interdição. A vistoria de rotina foi realizada pela Vigilância Sanitária Municipal no primeiro semestre deste ano.
Atualmente, o IML atende 21 cidades que compõe a regional de Teófilo Otoni, e ainda, outras 13 cidades que compõe a delegacia regional de Nanuque. Ou seja, caso a unidade seja interditada, as demandas locais seriam recambiadas para os municípios de Pedra Azul e Almenara, que estão a até 280 km de distância de Teófilo Otoni (caso de Almenara).
De acordo com o delegado chefe do 15° Departamento de Polícia Civil, Alberto Tadeu Cardoso de Oliveira, a PC está se mobilizando para tentar resolver a situação o quanto antes. “Temos feito contato com a reitoria da UFVJM de Teófilo Otoni para que eles nos cedam um espaço no campus, já que possuímos um convênio firmado com a universidade federal para a cessão de corpos para o curso de Medicina. Também estamos em contato com representantes da nossa cidade, e em nível federal, além de contatos com a Polícia Civil do Estado e a Prefeitura, que, por sinal, está elaborando um projeto para a construção do IML. Estamos cientes da importância dos trabalhos desenvolvidos pelo IML, que atende as 21 cidades que compõe a regional de Teófilo Otoni, e ainda outras 13 cidades da delegacia regional de Nanuque, porque lá, infelizmente, não há médicos legistas neste momento. E, muitas vezes, atendemos as delegacias regionais de Almenara e Pedra Azul porque elas têm uma escala única para as duas regionais”, explicou.
Para Alberto Tadeu a situação do IML estará sanada até o primeiro semestre do próximo. Ele aponta ainda que a interdição do instituto seria uma perda irreparável para Teófilo Otoni e região, que precisa deste serviço disponível e de forma plena e constante.
“O IML de Teófilo Otoni atende 61 cidades que compõe a área do 15º Departamento durante todo o ano. É um trabalho muito importante, afinal disponibiliza diversos atendimentos. Temos o compromisso de atender bem as pessoas, de uma forma bastante rápida. Se o nosso IML deixar de funcionar, o serviço seria muito retardado, porque teríamos que encaminhar esses corpos a Pedra Azul, a 255 km, ou Almenara, a 280 km de distância de Teófilo Otoni. Não podemos deixar o IML fechar e as famílias ficarem desamparadas”, finalizou.
Entrevista exibida na TV Imigrantes:
IML – INSTITUTO MÉDICO LEGAL DE TEÓFILO OTONI, PODE SER INTERDITADO E FECHAR AS PORTAS SE NÃO ATENDER AS EXIGÊNCIAS DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA !! VEJA O PORQUE !! ENTREVISTA COM FRANCISCO COUY RODRIGUES !!
Posted by Elvis Passos/Reportagem on Quinta, 19 de novembro de 2015
(Fonte: Diário de Teófilo Otoni)