Publicada homologação de três concursos da Secretaria de Educação de Minas Gerais

0

Publicada na edição de sábado (26/9/2015) do Diário Oficial de Minas Gerais a homologação de três concursos da Secretaria de Estado de Educação (SEE). Os concursos são para professores de Educação Básica (PEB) para atuar nos Conservatórios Estaduais de Música (Edital Seplag/SEE 02/2014), no Ensino Religioso (Edital Seplag/SEE 03/2014) e em escolas especiais ou que ofertam atendimento educacional especializado (Edital Seplag/SEE 05/2014).

“A homologação dos concursos reforça a capacidade do Governo de cumprir a meta de nomear 15 mil servidores por ano, fortalecendo, assim, o conjunto das carreiras da Educação com a ampliação do número de servidores efetivos. Dados da folha de agosto mostram que apenas 28,5% dos servidores da educação são efetivos”, ressalta o subsecretário de Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de Estado de Educação, Antonio David de Sousa Júnior.

A homologação do concurso voltado para o provimento de vagas no Ensino Regular (Edital Seplag/SEE 04/2014) será publicada nos próximos dias. “Esse concurso deve ser homologado nos próximos dias e apresenta um total de 13.454 vagas no Edital”, afirma o subsecretário de Gestão de Recursos Humanos, Antonio David de Sousa Júnior.

Ainda segundo o subsecretário, neste mês a SEE irá atingir a marca de 10.500 nomeações no ano. Essas nomeações são referentes ao concurso que teve seu edital publicado em 2011. “A partir da homologação desses quatro novos concursos, nós teremos um leque maior de alternativas para nomeação e um número maior de municípios contemplados. Nós temos agora um conjunto novo de profissionais da educação aprovados em concursos que cobrem outras carreiras e outros municípios de maneira tal que as nomeações possam atingir, significativamente, às várias carreiras da Educação e a totalidade do Estado”, conclui.

Considerando todos os cargos, foram ofertadas pelos quatro concursos cerca de 17 mil vagas.

Concursos da Educação

As provas dos concursos da Educação foram aplicadas no mês de março deste ano para mais de 193 mil candidatos. Os concursos ofereceram oportunidades para o preenchimento de vagas nas áreas do Conservatório de Música, Educação Especial, Ensino Religioso e atuação no Ensino Regular, que foi a área com o maior número de inscrições: 175.070 candidatos.

Valorização do ensino da música

A notícia da homologação dos concursos, principalmente para o preenchimento de vagas para o ensino de música, repercutiu de forma positiva nos Conservatórios Estaduais de Musica (CEM’s). Do total das vagas oferecidas, 1.237 serão preenchidas por servidores que vão atuar nos 12 conservatórios existentes no estado. “A homologação desse concurso demonstra a valorização do servidores por parte do atual governo, porque os conservatórios nunca tiveram antes  profissionais efetivados por meio de concurso”, afirma Cibele Brant, diretora do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez Xavier, de Montes Claros, Norte de Minas.

Minas Gerais é, hoje, o único estado do Brasil que integra o ensino de música na rede pública de ensino. Distribuídos em várias regiões do interior do Estado, os conservatórios, de responsabilidade da Secretaria de Estado da Educação (SEE), são voltados para crianças, jovens e adultos. Atualmente, os CEM’s possuem ao todo 31.281 alunos.

Os espaços oferecem várias opções aos estudantes: formação inicial e sistemática na área da música; formação profissional a nível médio, com canto, técnica em instrumento; cursos livres, com duração máxima de um ano letivo para atender as demandas específicas de capacitação de professores e requalificação de profissionais da música; e oficinas de curta duração.

Descoberta de talentos

Além de despertar talentos, o ensino da música é um importante instrumento no desenvolvimento social e cognitivo dos alunos. Alana Marques, de 13 anos, começou estudar música aos 9 no Conservatório Lorenzo Fernandes Xavier, em Montes Claros.

Alana conta que a música ajudou a melhorar sua autoestima e a ter mais concentração nos estudos. Também foi no conservatório que ela desenvolveu o gosto pelo piano e chegou a vencer um concurso interno. ”Fiquei feliz de descobriu esse talento e agora quero seguir carreira”, afirma Alana.

Critérios para estudar nos conservatórios

As vagas disponíveis nos CEM’s são destinadas, em sua maioria, aos alunos regularmente matriculados ou egressos das escolas públicas de educação básica, com faixa etária entre 6 e 15 anos. Os jovens e adultos que apresentam nível de conhecimento e formação superior – cursos técnicos ou superiores – na área da Música podem ser beneficiados em cursos livres de curta duração ou oficinas previstas nas programações de cada escola.

Os Conservatórios fundados desde a década de 50 estão localizados nas cidades de Araguari (1985), Ituiutaba (1967), Uberaba (1967) e Uberlândia (1967), no Triângulo Mineiro, em São João del-Rei (1953) – primeiro conservatório do Estado -, Juiz de Fora (1955), Leopoldina (1956) e Visconde do Rio Banco (1953), na Zona da Mata, em Montes Claros (1962), no Norte de Minas, Diamantina (1970), no Vale do Jequitinhonha, e em Pouso Alegre (1954) e Varginha (1985), no Sul do Estado. (Agência Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui