Acordo entre líderes do setor traz novas perspectivas para geração de energia solar no Brasil

0

A Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig e a norte-americana SunEdison, maior desenvolvedora de energias renováveis do mundo, estão se unindo para trazer novos investimentos em energias renováveis ao país, além da possibilidade de transferência de tecnologia em geração solar fotovoltaica. Além de maior empresa integrada de energia elétrica do Brasil, a Cemig é também sócia controladora da Renova Energia, líder nacional no setor de energias renováveis.

Com a conclusão da primeira etapa do acordo com a Terraform Global, a Renova passou a deter também uma participação de aproximadamente 11% em projetos solares e eólicos localizados em países emergentes. Em contrapartida, a SunEdison, controladora da Terraform Global, assinou um acordo para ingressar no bloco de controle da Renova, sendo que essa transação ainda está sujeita a aprovações.

Uma das oportunidades de negócios é a fábrica integrada de placas fotovoltaicas, responsável desde a produção das células solares até a montagem dos painéis, com investimento previsto de R$ 4 bilhões. A SunEdison já demonstrou interesse em implantar uma fábrica de placas solares no Brasil e a Cemig tem feito esforços para trazer essa fábrica para Minas Gerais.

Uma vantagem de Minas Gerais é o seu potencial de insolação e de geração solar do país, maior do que os maiores índices do Nordeste, o que faz do estado um sítio natural para ser um grande centro de produção de energia solar.

Além de gerar investimentos, a parceria com a SunEdison traz a possibilidade de transferência de competência para fabricação de placas solares aqui no Brasil e, particularmente, em Minas Gerais, pois tem uma trajetória de mais de 50 anos em purificação do silício, base tecnológica da geração fotovoltaica.

Essa parceria permite, ainda, que a Cemig, que tem uma estratégia de agregação de valor voltada para a geração renovável, passe a atuar nesse setor também em países da América do Sul, como Peru e Uruguai, na Ásia e na África do Sul, além do Brasil, onde a Terraform Global possui ativos.

Parques solares

A Renova já é sócia da SunEdison em parques solares no interior da Bahia, onde está localizado o maior parque eólico do país em capacidade de geração. O consórcio saiu vencedor do Leilão de Energia Solar, realizado no mês passado, viabilizando a implantação de dois parques com o total de 59,67 MW (megawatts) de potência, praticamente o equivalente a uma das seis turbinas da Usina Três Marias. Com a evolução da tecnologia, a tendência é que o preço da geração solar chegue a patamares mais baixos do que o de outras matrizes energéticas.

Com 55 anos de experiência, a SunEdison possui mais de 6.500 colaboradores, mais de 1.000 plantas interconectadas, 2,4 GW de capacidade solar interconectada e 3,6 GW de capacidade solar sob administração – totalizando 6 GW ou 15 usinas do tamanho de Três Marias – além de presença em mais de 25 países, nos 5 continentes. (Ascom Cemig)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui