Apesar da alta dos preços noticiada pela imprensa nos últimos dias, o consumidor conta com várias opções de produtos que ficaram mais baratos nos supermercados de Belo Horizonte. Uma pesquisa do Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizada nos dias 3 e 4/8/15 mostra que, de forma geral, a inflação foi impulsionada principalmente pelos itens de higiene, com 2,84% na comparação com o levantamento anterior (junho/15). O grupo Alimentação ficou em média 0,46% mais caro, enquanto que artigos de limpeza subiram 0,93%. Consulte a pesquisa completa de preços de supermercados.
Mesmo com os índices em alta, o Procon Assembleia constatou reduções significativas em todos os grupos. No caso do feijão carioquinha, por exemplo, algumas marcas ficaram entre 4,32% e 9,68% mais baratas. O açúcar cristal também pode ser encontrado 6,09% mais em conta, dependendo da marca escolhida. Situações semelhantes ocorreram no caso do arroz agulhinha, do café e da farinha de trigo, entre outros. A pesquisa traz todas as marcas e locais onde seus preços foram coletados.
O mesmo não se aplica ao grupo Higiene, no qual 16 dos 21 produtos analisados registraram aumento. Subiram, por exemplo, todas as marcas de creme dental, sabonete e shampoo. No caso dos produtos de limpeza, 25 dos 33 pesquisados também tiveram seus preços elevados. Mesmo assim, é possível encontrar determinadas marcas custando quase 20% menos que em junho, como no caso da água sanitária, e -7,17% para o sabão em pó.
Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais realizou pesquisa nos supermercados nos dias 3 e 4 de agosto – Arquivo/ALMG – Foto: Ricardo Barbosa / Divulgação ALMG
(Fonte: ALMG)