Ex-delegado da Polícia Civil é preso suspeito de furto de gado na região de Paracatu

0

Um ex-delegado da Polícia Civil foi preso pela própria corporação nesta quarta-feira (15/07), em Paracatu, no Noroeste de Minas Gerais. O homem é suspeito de integrar uma organização criminosa especializada em furto e roubos de gado na região.

Segundo a Polícia Civil, o ex-delegado é Nilton de Araújo Silva e foi detido pela equipe da 2ª Delegacia Regional de Paracatu. Segundo os delegados Edson Rogério de Morais, Marcelo Norões e Anderson Rosa, que coordenam as investigações, estima-se que o grupo seja responsável pelo furto e roubo de mais de 500 animais, somente neste ano. No decorrer da operação, foram cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão em Belo Horizonte, Paraopeba, João Pinheiro, Brasilândia de Minas, Paracatu e na cidade goiana de Luziânia, onde a Polícia Civil também recuperou cem cabeças de gado.

As investigações apontaram que a quadrilha agia de forma organizada na zona rural. Os integrantes obtinham informações privilegiadas de pessoas que trabalhavam nas propriedades das vítimas ou por meio de um funcionário do Poder Judiciário. Em seguida, os suspeitos se passavam por pescadores ou agricultores para colherem as informações. Em alguns casos, chegavam a entrar armados nas propriedades e anunciavam o assalto. Enquanto todas as vítimas eram imobilizadas e amordaçadas, o gado roubado era embarcado e transportado em um caminhão.

O delegado Edson Morais destaca a maneira como a organização criminosa estruturava suas ações. “Eles abarcavam toda a cadeia de ações, desde a subtração dos animais, o transporte, até sua receptação”, salientou. Ainda de acordo com o delegado, o grupo se distinguia pelo poder econômico. “Havia integrantes proprietários de caminhões preparados para o transporte do gado entre fazendas. Um dos autores, inclusive, foi preso ao sair do seu apartamento de luxo, no bairro Belvedere, em Belo Horizonte”, explicou.

Durante a operação, que teve início no dia 26 de junho, foram presas em flagrante ou por meio de mandados de prisão 14 pessoas. Além disso, foram apreendidas duas armas de fogo, drogas e diversos produtos agrícolas.

O ex-delegado Nilton de Araújo Silva, preso nesta quarta-feira (15), na cidade de João Pinheiro, foi demitido da Polícia Civil em 2005. As investigações continuam a fim de identificar outros envolvidos.

Quadrilha praticava o roubo de gado na região de Paracatu – Foto: Polícia Civil / Divulgação

Quadrilha praticava o roubo de gado na região de Paracatu – Foto: Polícia Civil / Divulgação

Quadrilha praticava o roubo de gado na região de Paracatu – Foto: Polícia Civil / Divulgação

Quadrilha praticava o roubo de gado na região de Paracatu – Foto: Polícia Civil / Divulgação

(Fonte: Polícia Civil / Hoje em Dia)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui