Nos próximos meses, termômetros ficarão abaixo da média em algumas regiões do estado
Com a chegada da estação mais fria do ano, iniciada oficialmente às 13h38 desse domingo (21/6), a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) informa que a expectativa é de que se mantenham as condições de El Niño durante toda a estação, segundo os modelos oceânicos e atmosféricos.
O inverno deste ano começará com temperaturas baixas devido à chegada de uma massa de ar polar. Nos próximos meses, espera-se um inverno com temperaturas abaixo da média no Triângulo, Oeste, Noroeste e Norte e dentro da média nas demais regiões de Minas. Além disso no Noroeste e Norte, poderá haver a ocorrência de umidade relativa do ar baixa, chegando a ficar abaixo de 20% em alguns períodos do inverno, principalmente em agosto e setembro. Já na Zona da Mata, Sul e Leste, a proximidade do oceano contribui para níveis confortáveis de umidade relativa do ar.
Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, por representar uma região de transição climática, apresentará períodos de umidade relativa do ar baixa em alguns dias do inverno, chegando a 20% ou menos, e possibilidade de ocorrência de chuvas esporádicas, mesmo neste período seco, seguidos de dias com temperaturas mínimas próximas dos 10°C, em julho, e máximas acima dos 30°C em setembro.
Chuvas
No Triângulo Mineiro, Oeste, Norte e Noroeste, a previsão é de chuvas ligeiramente acima da média. Já nas regiões mais próximas do litoral, como as regiões Sul, Zona da Mata, Médio e Baixo Jequitinhonha, Mucuri e Leste são esperadas chuvas dentro da média. Outro ponto de atenção é a ocorrência de queimadas ao longo do inverno, devido ao tempo seco que impera nesta estação, sobretudo de agosto em diante.