Início Educação Unimontes adere ao Sisu e Vestibular 2016 será pelo Enem

Unimontes adere ao Sisu e Vestibular 2016 será pelo Enem

0

Candidatos devem ficar atentos ao prazo de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio, que começa no dia 25

O próximo processo seletivo 01/2016 da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) será pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A informação foi divulgada pela Pró-reitora de Ensino.

A partir de agora, o ingresso de novos alunos em cursos de graduação universidade será por meio do Sisu do Ministério da Educação (MEC). A adesão substitui o tradicional vestibular aplicado pela Comissão Técnica de Concursos (Cotec).  A adesão foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consu).

Unimontes adere ao Sisu e Vestibular 2016 será pelo Enem – Foto: Léia Oliveira/Unimontes

A adesão ao Sisu não implica em nenhuma mudança no Programa de Avaliação Seriada para o Acesso ao Ensino Superior (Paes), que está mantido normalmente, sob coordenação da Cotec. Os cursos de educação a distância e os cursos com provas de habilitação específica, como de Artes Música, não podem ser inseridos no Sisu.

O reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, informa que o governo federal direciona para as universidades estaduais o desafio de abraçar o Enem como forma de ingresso. Segundo ele, a Unimontes, há algum tempo, vem atuando por meio de um grupo de trabalho, com o objetivo de construir e validar as condições técnicas para formalizar a decisão de aderir ao Sisu.

“Nesse sentido, considero que a adesão fortalece a qualidade da entrada dos nossos estudantes, e ao mesmo tempo, reforça a inclusão social que amplia o processo seletivo de grandes universidades para estudantes de escolas públicas e de cidades do interior, sem tirar a autonomia das instituições.”, explica o reitor.

Com a adesão ao Sisu, a seleção de novos alunos considerará, exclusivamente, as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O detalhamento sobre número de vagas, pesos, políticas afirmativas e percentual de vagas para o sistema de cotas, em 2016, será divulgado pela Unimontes, ainda neste semestre.

Os cronogramas do Enem 2015 e do Sisu ficam a cargo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) /MEC.

A pró-reitora adjunta de Ensino, professora Francely Aparecida dos Santos, ressalta que os interessados devem ficar atentos aos prazos de inscrição para o Enem, que será de 25 de maio a 5 de junho e as provas em outubro.

“A partir de agora, o candidato que tiver interesse em estudar na Unimontes deve, obrigatoriamente, se inscrever Enem. É preciso ficar atento, pois essa inscrição ocorre somente uma vez ao ano, bem como as inscrições para o Sisu. São essas inscrições que definem a possibilidade de os candidatos ingressarem na Universidade.”, informa a pró-reitora adjunta.

Francely lembra também que a adesão ao Sisu não significa perda de autonomia da universidade. “Cada uma pode instituir, por exemplo, pesos diferentes por área e por curso”, afirma.

Para obter mais informações sobre o exame de 2015, o candidato pode consultar a página do Enem na internet e pelo telefone 0800-616161. O edital do Inep nº 6/2015, com as diretrizes, procedimentos e prazos da edição deste ano do Enem, foi publicado no Diário Oficial da União de 18 de maio (download do arquivo).

Histórico

A Universidade Estadual de Montes Claros possui 52 anos de ensino superior. Atualmente, conta com aproximadamente 12 mil alunos em 98 cursos, sendo 56 regulares de graduação e os demais modulares, licenciatura, graduação a distância, técnico?profissionalizantes (presenciais e a distância), pós?graduação Lato sensu (presenciais e a distância) e Stricto sensu (próprios e interinstitucionais).

A instituição já diplomou mais de 50 mil profissionais nos em seus cursos de graduação nas mais diversas áreas do conhecimento. A Unimontes atua, prioritariamente, na região do Norte de Minas, que abrange uma área superior a 196 mil km², correspondente a 40% da área total do Estado, incluindo as regiões Norte, Noroeste e os Vales do Jequitinhonha, do Mucuri e do Urucuia. Além do campus-sede, conta com 11 campi nessas regiões. A Universidade alcança população superior a dois milhões de habitantes.

Tire suas dúvidas sobre a adesão da Unimontes ao Sisu

Quando? Processo seletivo 01/2016 (provas aplicadas em janeiro pelo Ministério da Educação-MEC)

Como participar? Os interessados em participar do processo seletivo da Unimontes devem se inscrever no Enem/2015

O que muda: O Sisu substitui o antigo vestibular. A seleção de candidatos para o ingresso nos cursos de graduação passa a ser feita a partir das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Inscrição ao Enem:Para concorrerem ao Sisu no primeiro semestre de 2016, os candidatos deverão participar das provas do Enem/2015.

Prazo de inscrição: 25 de maio a 5 de junho/2015 (provas em 24 e 25 outubro/2015)

2º Processo Seletivo/2015 da Unimontes:  Inalterado; provas no sistema tradicional. Processo em andamento sob a responsabilidade da Comissão Técnica de Concursos (www.cotec.unimontes.br) – Provas em 28 de junho de e inscrições até 8/6/2015

Não sofre nenhuma mudança: Programa de Avaliação Seriada para o Acesso ao Ensino Superior (Paes) é mantido normalmente. Cursos de educação a distância e os cursos com provas de habilitação específica, como de Artes Música, não podem ser inseridos no Sisu. (Agência Minas)

SEM COMENTÁRIOS