Unimontes adere ao Sisu e Vestibular 2016 será pelo Enem

0

Candidatos devem ficar atentos ao prazo de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio, que começa no dia 25

O próximo processo seletivo 01/2016 da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) será pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A informação foi divulgada pela Pró-reitora de Ensino.

A partir de agora, o ingresso de novos alunos em cursos de graduação universidade será por meio do Sisu do Ministério da Educação (MEC). A adesão substitui o tradicional vestibular aplicado pela Comissão Técnica de Concursos (Cotec).  A adesão foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consu).

Unimontes adere ao Sisu e Vestibular 2016 será pelo Enem – Foto: Léia Oliveira/Unimontes

A adesão ao Sisu não implica em nenhuma mudança no Programa de Avaliação Seriada para o Acesso ao Ensino Superior (Paes), que está mantido normalmente, sob coordenação da Cotec. Os cursos de educação a distância e os cursos com provas de habilitação específica, como de Artes Música, não podem ser inseridos no Sisu.

O reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, informa que o governo federal direciona para as universidades estaduais o desafio de abraçar o Enem como forma de ingresso. Segundo ele, a Unimontes, há algum tempo, vem atuando por meio de um grupo de trabalho, com o objetivo de construir e validar as condições técnicas para formalizar a decisão de aderir ao Sisu.

“Nesse sentido, considero que a adesão fortalece a qualidade da entrada dos nossos estudantes, e ao mesmo tempo, reforça a inclusão social que amplia o processo seletivo de grandes universidades para estudantes de escolas públicas e de cidades do interior, sem tirar a autonomia das instituições.”, explica o reitor.

Com a adesão ao Sisu, a seleção de novos alunos considerará, exclusivamente, as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O detalhamento sobre número de vagas, pesos, políticas afirmativas e percentual de vagas para o sistema de cotas, em 2016, será divulgado pela Unimontes, ainda neste semestre.

Os cronogramas do Enem 2015 e do Sisu ficam a cargo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) /MEC.

A pró-reitora adjunta de Ensino, professora Francely Aparecida dos Santos, ressalta que os interessados devem ficar atentos aos prazos de inscrição para o Enem, que será de 25 de maio a 5 de junho e as provas em outubro.

“A partir de agora, o candidato que tiver interesse em estudar na Unimontes deve, obrigatoriamente, se inscrever Enem. É preciso ficar atento, pois essa inscrição ocorre somente uma vez ao ano, bem como as inscrições para o Sisu. São essas inscrições que definem a possibilidade de os candidatos ingressarem na Universidade.”, informa a pró-reitora adjunta.

Francely lembra também que a adesão ao Sisu não significa perda de autonomia da universidade. “Cada uma pode instituir, por exemplo, pesos diferentes por área e por curso”, afirma.

Para obter mais informações sobre o exame de 2015, o candidato pode consultar a página do Enem na internet e pelo telefone 0800-616161. O edital do Inep nº 6/2015, com as diretrizes, procedimentos e prazos da edição deste ano do Enem, foi publicado no Diário Oficial da União de 18 de maio (download do arquivo).

Histórico

A Universidade Estadual de Montes Claros possui 52 anos de ensino superior. Atualmente, conta com aproximadamente 12 mil alunos em 98 cursos, sendo 56 regulares de graduação e os demais modulares, licenciatura, graduação a distância, técnico?profissionalizantes (presenciais e a distância), pós?graduação Lato sensu (presenciais e a distância) e Stricto sensu (próprios e interinstitucionais).

A instituição já diplomou mais de 50 mil profissionais nos em seus cursos de graduação nas mais diversas áreas do conhecimento. A Unimontes atua, prioritariamente, na região do Norte de Minas, que abrange uma área superior a 196 mil km², correspondente a 40% da área total do Estado, incluindo as regiões Norte, Noroeste e os Vales do Jequitinhonha, do Mucuri e do Urucuia. Além do campus-sede, conta com 11 campi nessas regiões. A Universidade alcança população superior a dois milhões de habitantes.

Tire suas dúvidas sobre a adesão da Unimontes ao Sisu

Quando? Processo seletivo 01/2016 (provas aplicadas em janeiro pelo Ministério da Educação-MEC)

Como participar? Os interessados em participar do processo seletivo da Unimontes devem se inscrever no Enem/2015

O que muda: O Sisu substitui o antigo vestibular. A seleção de candidatos para o ingresso nos cursos de graduação passa a ser feita a partir das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Inscrição ao Enem:Para concorrerem ao Sisu no primeiro semestre de 2016, os candidatos deverão participar das provas do Enem/2015.

Prazo de inscrição: 25 de maio a 5 de junho/2015 (provas em 24 e 25 outubro/2015)

2º Processo Seletivo/2015 da Unimontes:  Inalterado; provas no sistema tradicional. Processo em andamento sob a responsabilidade da Comissão Técnica de Concursos (www.cotec.unimontes.br) – Provas em 28 de junho de e inscrições até 8/6/2015

Não sofre nenhuma mudança: Programa de Avaliação Seriada para o Acesso ao Ensino Superior (Paes) é mantido normalmente. Cursos de educação a distância e os cursos com provas de habilitação específica, como de Artes Música, não podem ser inseridos no Sisu. (Agência Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui