Certificação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais é renovada pelo Estado

0

Número de Circuitos cresce em 2015, fortalecendo a política de regionalização do turismo

Os Circuitos Turísticos de Minas Gerais tiveram nesta segunda-feira (23/3) os seus certificados renovados. Além disso, o Montanhas Cafeeiras de Minas, localizado no Sul do estado, que estava inativo, também recebeu a certificação, totalizando 46 instâncias. A solenidade, realizada no Auditório JK, na Cidade Administrativa, contou com as presenças do secretário de estado de Turismo, Geraldo Pimenta, do secretário de estado do Governo, Odair Cunha, representando o governador Fernando Pimentel, do secretário de estado da Cultura, Ângelo Osvaldo, do presidente da Prominas, Fernando Cabral, do presidente da Belotur, Mauro Werckema, parlamentares e outras autoridades.

Os Circuitos Turísticos são formados por cidades que se unem para organizar e desenvolver a atividade turística da região, de forma sustentável. Isso é feito através da integração contínua dos municípios, consolidando uma identidade local e atendendo às diretrizes do Ministério do Turismo de fortalecimento da Política de Regionalização do Turismo.

Cachoeira Sempre Viva, uma das belezas naturais do Circuito dos Diamantes, localizado no Vale do Jequitinhonha e Região Central de Minas – Foto: Divulgação / Site Circuito dos Diamantes

Descentralização

Para o secretário de Turismo, Geraldo Pimenta, “a política de regionalização é um grande vetor para consolidarmos e desenvolvermos a economia regional, tendo em vista que 67% dos visitantes em Minas Gerais são oriundos do próprio estado. Os Circuitos Turísticos configuram-se como os principais interlocutores entre municípios e governos em nível federal e estadual que, em parcerias com atores envolvidos e os Conselhos Estadual e Municipais, contribuem para orientação, coordenação e execução da política do turismo juntamente com a cadeia produtiva local”, afirmou.

Sobre o compromisso do governo com o setor, o secretário de estado de Governo, Odair Cunha, destacou a criação da Secretaria de Turismo. “O primeiro ato de Fernando Pimentel em prol do turismo, do desenvolvimento econômico sustentável e estratégico para o estado se deu com a criação da pasta específica, a Secretaria de Estado de Turismo, antes vinculada à Secretaria de Turismo e Esportes”.

Para o secretário de Cultura, Angelo Osvaldo, cultura e turismo andam de braços dados. “A cultura dinamiza o turismo, por isso temos que manter um diálogo permanente. Vamos somar esforços para construir um caminho luminoso, que percorra todos os Circuitos Turísticos”, afirma.

O ministério do Turismo, representado pelo diretor de Produtos e Destinos, Wilken Souto, enfatizou a importância dos Circuitos Turísticos para a realização da Política de Regionalização do Turismo. “Aprendemos muito com Minas, que saiu na frente e colocou em prática uma gestão descentralizada e participativa que valoriza e fortalece os Circuitos Turísticos. Reafirmamos o nosso compromisso com Minas e reconhecemos o compromisso do Estado com o Turismo”, diz.

Estiveram presentes no evento 520 pessoas, dentre as quais 100 prefeitos, deputados federais e estaduais, vereadores, secretários de estado e municipais, presidentes e gestores dos 46 Circuitos Turísticos e ainda profissionais do setor.

Mapa do Circuito dos Diamantes – Foto: Divulgação / Site Circuito dos Diamantes

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui