16 oficiais trabalharão intensamente nos atrativos que mais recebem visitantes: Cachoeira do Tabuleiro, Cachoeira Rabo de Cavalo, Cachoeira das Três Barras e Poço do Piraquara.
Durante o período de carnaval, de 14 (sábado) a 17 (terça-feira) de fevereiro, Conceição do Mato Dentro receberá uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Os 16 oficiais trabalharão intensamente nos atrativos que mais recebem visitantes: Cachoeira do Tabuleiro, Cachoeira Rabo de Cavalo, Cachoeira das Três Barras e Poço do Piraquara. Os demais locais serão atendidos em caso de emergência.
Segundo a secretária municipal de turismo, Rejane Ottoni, a presença do Corpo de Bombeiros não garante que não haja ocorrências graves, mas “é raro acontecer acidentes nesta época, pois só o fato de termos a cobertura dos bombeiros já coíbe práticas perigosas. Os cidadãos os respeitam muito”.
Cachoeira Rabo de Cavalo é um dos atrativos naturais de Conceição do Mato Dentro – Foto: Divulgação
Proibição
É proibido fazer uso de bebida alcoólica nos atrativos naturais. Também é importante que se evite ingerir álcool antes de nadar, pois isso implica a perda de reflexo e noção de perigo, essenciais para quem quer curtir e relaxar com segurança. Afogamentos e traumas por queda são comuns em indivíduos alcoolizados.
Não é permitido o uso de som alto. Esta ação configura perturbação da ordem pública, um crime documentado no Art. 42 da Lei das Contravenções Penais. A pena para quem descumprir a regra é de prisão simples ou multa.
Dicas dos Bombeiros
Evite que o seu carnaval seja interrompido. Siga as dicas de segurança do Corpo de Bombeiros e divirta-se com responsabilidade.
– Procure um local conhecido por você ou por outra pessoa, desde que ela o acompanhe;
– Não ultrapasse faixas e placas de avisos;
– Não entre em locais onde há avisos de perigo de morte ou em águas poluídas;
– Procure sempre local onde existe a presença do Corpo de Bombeiros;
– Evite nadar sozinho;
– Não tome bebida alcoólica antes de entrar na água;
– Não se afaste da margem;
– Não salte de locais elevados para dentro da água;
– Não tente salvar pessoas em afogamento sem estar devidamente habilitado;
– Prefira lançar flutuadores para salvar pessoas ao invés da ação corpo a corpo;
– Identifique nas proximidades a existência do salva-vidas e permaneça próximo a ele;
– Evite brincadeiras de mau gosto (“caldos”, “trotes”, “saltos”);
– Acate as orientações dos Bombeiros ou dos Salva-vidas;
– Não abuse se aventurando perigosamente;
– Não deixe as crianças sozinhas.