Estudantes mineiros têm até quinta-feira para participar do Sisu

0

Minas Gerais está entre os estados com o maior número de vagas oferecidas. Nesta primeira etapa, a Uemg oferece 2.889 vagas

Estão abertas, até a próxima quinta-feira (22), as inscrições para a primeira edição de 2015 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O sistema informatizado, criado pelo Ministério da Educação, centraliza as oportunidades de vagas em instituições públicas de ensino superior e as distribui a partir das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Em todo o país, são disponibilizadas mais de 205,5 mil vagas em 5.631 cursos, com 128 instituições públicas de ensino superior, entre universidades estaduais, federais e institutos tecnológicos. Do total de vagas, 40% (82.879) estão direcionadas àqueles jovens que estudaram durante todo o ensino médio em escolas públicas e, com isso, são considerados pela Lei de Cotas para o Ensino Superior.

Minas Gerais é o segundo estado com o maior número de instituições cadastradas (18) nesta primeira etapa do Sisu, atrás apenas do Rio de Janeiro (19). O número de municípios atendidos, por sua vez, é isoladamente o maior do Brasil, com um total de 65. Em seguida, aparecem Rio Grande do Sul (52), Paraná (36) e São Paulo (25). No Estado, são ofertadas 24,9 mil vagas em 754 cursos, ligados a 18 instituições públicas de ensino.

“A oferta de vagas vai muito além da extensão territorial. Minas Gerais possui um número importante de centros de ensino. Além disso, o percentual de vagas oferecidas também cresceu em 2015. Esses são alguns dos fatores que colocam o nosso estado entre os primeiros na lista de vagas oferecidas”, ressalta o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Miguel Corrêa.

Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) é o destaque da rede estadual no Sisu, com quase 2.900 vagas disponibilizadas, com abrangência às regiões do Triângulo, Sul de Minas, Central, Centro-Oeste e Zona da Mata. Em 2014, foram apenas 427 vagas.

“O aumento expressivo no número de vagas está ligado a dois fatores importantes: o primeiro deles porque houve um aumento de 25% para 50% no número de vagas oferecidas em toda a rede. Além disso, foram absorvidas sete instituições de ensino em 2014, o que aumentou o campo de atuação da UEMG. São unidades nas cidades de Campanha, Carangola, Diamantina, Ituiutaba, Passos, Ibirité e Divinópolis”, explica o secretário.

A imagem a seguir mostra os municípios mineiros atendidos pela Uemg, por região, nesta edição do Sisu. Confira, neste link, em detalhes, os cursos e vagas oferecidos pela Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg).



Inscrições

As inscrições, gratuitas, devem ser efetuadas somente pela internet, na página do Sisu. O prazo termina às 23h59 do dia 22 de janeiro. Para tanto, os alunos devem ter em mãos o número de inscrição e a senha do Enem 2014, dados que são pré-requisitos para a participação e inscrição. Ao final do processo, o próprio sistema já irá apontar, de maneira automática, os melhores classificados de cada curso.

No ato da inscrição, o estudante escolhe duas opções de cursos, sendo a primeira seleção a preferencial. Em alguns dos cursos, pode haver três modalidades de concorrência: vagas de ampla concorrência, vagas reservadas de acordo com a Lei de Cotas e vagas destinadas às demais ações afirmativas da instituição. O candidato deverá, no momento da inscrição, optar por uma destas modalidades, de acordo com seu perfil.

A primeira chamada será divulgada em 26 de janeiro. Os aprovados terão de 30 de janeiro a 03 de fevereiro para efetuarem a matrícula na instituição para a qual foram aprovados.

Outras instituições

Além da Uemg, também participam desta etapa as seguintes instituições de ensino superior: Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet/MG), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo (IFTM), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IFSEMG), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IF Sul de Minas), Universidade Federal de Alfenas (Unifal/MG), Universidade Federal de Itajubá (Unifei), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal de Lavras (UFLA), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Ouro Preto FOP), Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

(Agência Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui