Local tem 50 famílias e 25 estão em débitos com a Comissão de Água. Prefeitura diz que não foi procurada para ajudar solucionar problema.
A inadimplência de alguns contribuintes na comunidade de Água Nova, em Luislândia, norte de Minas, deixou o povoado sem abastecimento de água. O local tem atualmente 50 famílias e cerca de 25 estão em débito com a contribuição, o que provocou um acúmulo de contas de energia elétrica e, consequentemente, a suspensão do serviço.
“A água chega até a comunidade por meio de um poço artesiano, mas a bomba que faz a retirada da água é elétrica. Só temos a água deste poço, mas desde o dia 23 de outubro estamos sem energia e não podemos usá-lo”, afirma um morador que não quis se identificar.
O débito das contas de energia chegaram a R$ 10 mil, mas, segundo a Comissão da Água, algumas contas foram pagas e atualmente está em R$ 5 mil. Segundo o produtor rural Gilberto Pacífico, ele era um dos que estavam em dívida com a Comissão, mas regularizou as pendências recentemente para ajudar a amenizar os problemas do local.“Quitei meus débitos, mas tem família que deve seis meses e não faz questão de regularizar. Os mais prejudicados são os que têm menos condições financeiras”, explica.
De acordo com o presidente da Associação de Moradores de Água Nova, José Wilson Caetano da Cunha, a única forma de quitar os débitos é com a contribuição dos moradores. “Não temos outros recursos. Foram instalados hidrômetros nas casas para cada um contribuir de acordo com o uso, mas, mesmo assim, muitos estão inadimplentes”, afirma.
Segundo o chefe de gabinete do município, Euclides Mendes de Matos, a comunidade é a única no município que apresenta este tipo de problema, mas a administração municipal não foi procurada para ajudar solucionar o problema. “Para que possamos ajudá-los é necessário que se organizem primeiro. Acreditamos que eles tenham algum dinheiro em caixa, mas não fomos procurados para tentarmos, junto a eles, quitar de vez esta dívida”, explica.
O chefe de gabinete informou ainda que carros-pipa fazem abastecimento de água em comunidades que enfrentam problemas no município, incluindo Água Nova. (G1)
Me desculpem mas a prefeitura de Luislândia não está pagando sequer seus funcionários, imaginem conta de água das comunidades! Tenho certeza que a prefeitura já foi procurada sim para ajudar solucionar o problema, entretanto eles vivem empurrando o povo pela barriga….Apoiei o atual prefeito e hoje me envergonho disto.Luislândia atravessa a pior crise desde sua emancipação politica.Funcionários com 3 meses atrasado, prefeitura sem créditos, apresentação de notas fiscais frias para prestação de contas, contratação de empresas de fachadas para prestação de serviços no município…São absurdos que estão acontecendo no município, inclusive com várias denúncias no Ministério Público, entretanto a justiça é lenta, morosa…mas aguardem pra ver.