Moradores de Buritis pedem socorro para Rio Urucuia

0

Em audiência pública, foram denunciadas barragens ilegais que estão comprometendo o afluente do Rio São Francisco.


A construção ilegal de barragens para alimentar pivôs de irrigação no município de Buritis (Noroeste de Minas) está destruindo áreas de preservação permanentes (APAs), secando córregos do Rio Urucuia e provocando o desaparecimento de espécies da fauna e da flora. A denúncia foi apresentada nesta quarta-feira (12/11/14), em audiência pública no município, realizada pelo Comitê de Defesa da Bacia do Rio Urucuia (Comdru). A reunião foi acompanhada pelos deputados do PT, Almir Paraca e Rogério Correia, representando a Comissão Extraordinária das Águas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

De acordo com a presidente do Comdru, Débora Firmino, a intervenção no meio ambiente está comprometendo a água na região até mesmo para consumo. Segundo ela, quatro córregos e três cachoeiras já estão praticamente secos, em função da redução do volume de água do principal rio da cidade, o Urucuia. Além da redução do volume de água, muitas espécies de animais já não são encontrados mais na região, como tamanduá bandeira, tatu, mutum, jacu, traíra, piau e mandi. “Até piabas e lambaris já desapareceram de nossos mananciais”, denuncia a ambientalista. O Rio Urucuia, que nasce no município de Formosa (GO) e passa por oito cidades mineiras, é um dos principais afluentes do São Francisco.

Débora Firmino afirmou que a água utilizada para a irrigação está consumindo um volume suficiente para abastecer “uma população equivalente a três Belo Horizontes”. Ela lamentou que a situação não é consequência de falta de chuvas e nem de mudanças climáticas. “É ação do homem”.

Encontro nesta quarta-feira (12) reuniu moradores e autoridades – Foto: Sandin Ulhoa/ALMG

Agravamento

O representante do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Econômico (Ibradec), Rubens Martins, advertiu para o problema da produção de soja, principal produto agrícola do município, que consome 1,8 mil litros de água para cada quilo cultivado do grão. Segundo ele, toda a soja produzida é exportada para Europa e China, não representando riqueza para a região. “Cada navio de soja exportado, são 1,8 mil navios de água limpa que vão embora”, comparou. Rubens Martins considera que não se gera riquezas com o desaparecimento de rios, represando nascentes ou matando pessoas e animais.

O procurador de Justiça e coordenador das promotorias agrárias, Afonso Henrique de Miranda Teixeira, estimulou os participantes a lutar pela reforma agrária que, em sua opinião, é fundamental para conter esse tipo de destruição. “O Governo Federal tem que partir para o enfrentamento do latifúndio, considerando-o propriedade ilícita”. O procurador se disse envergonhado com a situação e culpou todas as esferas de poder pela omissão e as forças de direita como responsáveis.

Produtor defende construção de barragens

O representante do Sindicato dos Produtores Rurais de Buritis e região e da Federação da Agricultura de Minas Gerais (Fetaemg), Carlos Alberto de Oliveira, defendeu a construção das barragens e minimizou a responsabilidade dos produtores no problema. Segundo ele, as barragens são licenciadas e foram construídas dentro de orientações técnicas e científicas. “A barragem é um procedimento rural importante, interessante e necessária para a reserva de águas”, defendeu.

Oliveira afirmou que a falta de chuvas é um fator crítico para a situação atual de Buritis e ressalvou que a política agrícola é comandada pelos governos federal e estadual. “ Se caminharmos acreditando que o único responsável por tudo isso é o produtor rural, estaremos cometendo um grande erro”.

Deputado denuncia burla à legislação em Buritis

O presidente da Comissão Extraordinária das Águas da ALMG, deputado Almir Paraca, denunciou que grandes produtores rurais de Buritis estão burlando a legislação ambiental para construir as barragens que estão acabando com a água no município. Segundo ele, os empreendedores pedem o licenciamento e, ao mesmo tempo, entram com liminares na Justiça para assegurar a construção das barragens.

“Como o Estado está desaparelhado, não consegue acompanhar o processo e evitar essa burla e as barragens são construídas de qualquer jeito”, acusou o parlamentar. O deputado também atentou para o fato do município possuir dois comitês de bacias: o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Urucuaia (CBH) e o Comdru, que acrescentou a palavra defesa a seu nome. Ele estranhou a situação, mas constatou que isso prova que o primeiro não tem atendido às necessidades da região. “O CBH não está fazendo a defesa adequada do Rio Urucuia”, criticou. Paraca lembrou que o comitê é o foro para discussões e decisões sobre os problemas e sugeriu que os participantes da audiência façam pressão para que o CBH assuma esse papel.

Almir Paraca também reclamou que as outorgas estão sendo concedidas apenas para produtores com dinheiro e grandes extensões de terra, que têm condições econômicas de investir nesses processos. De acordo com Paraca, os pequenos produtores, os agricultores familiares e o assentados da reforma agrária não conseguem essas outorgas de uso das águas. “A continuar assim, quando eles tiverem condições, não haverá mais outorga para ser concedida”, advertiu.

O deputado Rogério Correia anunciou que o governador eleito de Minas Gerais, Fernando Pimentel, já se comprometeu a cuidar, pessoalmente, das questões das águas em Minas Gerais. Ele ressalvou, que o novo governo petista está recebendo o Estado com uma dívida de R$ 102 bilhões e um déficit social de grande dimensão. “Não é possível chegar a uma degradação dessas sem que a Secretaria de Meio Ambiente fizesse nada”.

A visita a Buritis foi requerida pelo presidente da comissão, deputado Almir Paraca (PT). A audiência pública foi acompanhada por aproximadamente 500 pessoas, que lotaram o Plenário da Câmara Municipal.

Questão pessoal

O deputado Rogério Correia reclamou que nada foi feito pelo atual governo estadual para a recuperação do rio São Francisco, o que pode comprometer o projeto de transposição de suas águas. “Vamos ter que trabalhar com essa herança maldita”, alertou. As informações são da ALMG.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui