Das vagas oferecidas, 27 são para o sexo masculino e três para o sexo feminino. Inscrições serão abertas em janeiro
Foi publicado, nessa terça-feira (11), o edital para o Curso de Formação de Oficiais Bombeiros (CFO), com previsão de 30 vagas. As inscrições estarão abertas de 12 de janeiro a 19 de fevereiro de 2016. O concurso será coordenado pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan). Das vagas oferecidas, 27 são para o sexo masculino e três para o sexo feminino.
O curso tem duração de três anos e está em processo de reconhecimento como graduação em Ciências Militares, com ênfase em Prevenção e Gestão de Catástrofe, pelo Conselho Estadual de Educação. As aulas serão ministradas na Academia de Bombeiros Militar (ABM), em Belo Horizonte, mas, após a sua conclusão, os militares ocuparão vagas nas Unidades do Corpo de Bombeiros na capital e no interior do Estado.
O candidato convocado será nomeado Cadete, com vencimento inicial de R$ 5.769,42, valor vigente na data de publicação edital. Durante a formação, o Cadete tem direito à remuneração, abono fardamento, assistência médico-hospitalar, psicológica e odontológica. O concurso não prevê reserva de vagas para portadores de necessidades especiais, tendo em vista a natureza do cargo.
Provas
O candidato deve ser brasileiro nato, possuir idoneidade moral, estar em dia com as obrigações eleitorais e militares, ter entre 18 e 30 anos até a data de início do curso (nascidos entre 01.02.1986 e 01/02/1998), Ensino Médio completo ou equivalente até a data da matrícula, altura mínima de 1,60 m, aptidão física e ser aprovado em avaliação psicológica. O valor da taxa de inscrição é de R$175,00, sendo que os comprovadamente desempregados pode requerer a isenção desse valor no período de 12 a 16 de janeiro. As provas objetivas serão aplicadas no dia 15 de março de 2015, somente na cidade de Belo Horizonte. Os candidatos ainda farão exames de saúde e psicológico, além de testes de avaliação física e toxicológico.
O edital completo pode ser consultado no site www.bombeiros.mg.gov.br e no site www.idecan.org.br