Mitos sobre o câncer de mama deixam mulheres confusas

0

Quando o assunto é câncer de mama, sobram “especialistas” no assunto para falar de fatores de risco, prevenção e tratamento. Para muitos, o uso de antitranspirantes foi condenado por aumentar a incidência da doença, assim como as próteses de silicone, “acusadas” de mascarar sintomas. Já o chá verde vem sendo considerado um “santo remédio”.

De acordo com o oncologista Fábio Reder, da Oncomed-BH, grande parte do que é falado sobre o câncer de mama não tem fundamento. Ele ressalta que não há comprovação científica referente à interferência dos desodorantes e do chá verde na saúde das mulheres, por exemplo.

“O silicone também não prejudica, desde que a paciente seja periodicamente acompanhada por um profissional e realize mamografias bem feitas”.

Por outro lado, o médico lembra que alguns fatores podem, sim, contribuir para o surgimento da doença. É o caso da ingestão exagerada de bebidas alcoólicas, do tabagismo e da alimentação inadequada, pobre em nutrientes. À lista, ainda pode-se acrescentar o estado emocional.

“Nesse caso, não existe uma definição científica, mas, na prática médica, vemos que alguns pacientes têm mais propensão a desenvolver determinadas doenças quando não levam uma vida emocionalmente saudável”, afirma Reder.

(Hoje em Dia)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui