O site da empresa responsável pela construção do viaduto que desabou na última quinta-feira (3) na avenida Pedro I, em Belo Horizonte, foi invadido por hackers. A página inicial da Cowan foi substituído por uma imagem do acidente que matou duas pessoas e deixou outras 23 feridas.
Ainda foram deixadas mensagens questionando se é possível ficar tranquilo sabendo que outras obras da empresa estão espalhadas pela cidade. A estrutura cedeu no momento em que os operários retiravam algumas estacas da parte lateral da obra e atingiu quatro veículos.
Há quatro meses, outro viaduto que faz parte do conjunto de obras de implantação do BRT Move já havia apresentado problemas estruturais. A construção, que fica na rua Montese, a menos de um quilômetro do local do desabamento, cedeu cerca de 30 centímetros.
Na época, engenheiros da prefeitura e da empresa responsável pelas obras, a Cowan – mesma que responde pela obra no viaduto que desabou – , foram ao local avaliar a situação e constataram um deslocamento da estrutura, que teria ocorrido durante a fase de concretagem.
Por meio da assessoria de imprensa, a Construtora Cowan S/A informou que o site foi hackeado na manhã deste sábado. No final da manhã de hoje, a assessoria informou ainda que o funcionamento do site foi restabelecido e que a empresa não iria comentar o episódio.
Site da Cowan é invadido por hackers e foto da tragédia é colocada na capa
Nota oficial da empresa sobre o acidente
A Cowan mantém-se solidária e oferecendo total apoio às vítimas e aos familiares após o acidente com o viaduto em construção em Belo Horizonte. Desde ontem, a empresa mantém uma equipe composta por psicólogos, médicos e assistentes sociais à disposição das vítimas e familiares.
Com relação à obra de construção do viaduto, a Cowan informa que:
– a empresa foi contratada para a execução da obra do viaduto, que vinha sendo realizada há seis meses.
– uma perícia foi contratada pela Cowan para avaliar as causas do acidente e os resultados devem sair em 30 dias.
– o viaduto será totalmente demolido para a liberação das pistas.
– esta obra está sendo construída pela empresa, sendo que todos os procedimentos e materiais utilizados passaram pelos testes obrigatórios e atendendo as normas vigentes, sem apresentarem qualquer problema.
– com relação ao ocorrido com o Viaduto Montese em fevereiro, não há qualquer relação com o acidente dessa quinta-feira, sendo que são obras independentes e distintas.
Sobre a Cowan
A Construtora Cowan S/A, com sede em Belo Horizonte (MG), atua há 56 anos no mercado de construção pesada. Com centenas de obras de grande porte realizadas em todo o país, como projetos de implantação de rodovias e ferrovias, obras de saneamento, implantação de gasodutos, construção de metrô, barragens, usinas hidrelétricas, aeroportos, corredores de ônibus e instalações industriais, a empresa nunca registrou um acidente dessa natureza.
(Hoje em Dia / Aconteceu no Vale)