Viaduto desaba sobre veículos e mata duas pessoas em Belo Horizonte

0

Um viaduto em construção desabou sobre veículos na tarde desta quinta-feira, 3 de julho, na Avenida Pedro I, na Região de Venda Nova, em Belo Horizonte/MG. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, duas pessoas morreram e 22 ficaram feridas.

Além do micro-ônibus suplementar da linha 70, a estrutura do viaduto atingiu também dois caminhões e um Fiat Uno, placa GSZ-5394, de Lagoa Santa, que ficou totalmente esmagado.

Entre as vítimas está a motorista do micro-ônibus, Hanna Cristina dos Santos, de 24 anos. Ela trabalhava como motorista há um ano e o veículo que dirigia pertencia a seu pai. Hanna não resistiu aos ferimentos e morreu presa às ferragens. Ela deixa uma filha de seis anos, que também ficou ferida no acidente.

(Motorista do micro-ônibus não resistiu aos ferimentos e morreu – Foto: Reprodução / Facebook)

A Secretaria de Estado de Saúde confirmou duas mortes. Outras 19 pessoas já foram atendidas. Oito foram levadas para o Pronto-Socorro Risoleta Neves, em Venda Nova, duas no Hospital Odilon Behrens e nove foram socorridas em ambulâncias no local.

De acordo com o Hospital Odilon Behrens, dois homens foram levados para a unidade de saúde. Eles foram identificados como Fábio Júnior Silva, 34 anos, e Carlos Margem Silva, 38. Os dois trabalhavam em cima do elevado. O estado de saúde deles é estável. Os operários passaram por exames e seguem internados. Um terceiro homem que não estava incluído no balanço, também foi atendido na unidade de saúde. Marcelo Rodrigues, 32 anos, mancando muito tornozelo inchado.

Uma das passageiras do ônibus que ficou ferida, Penélope de Fátima Ferreira, 29, e já recebeu alta do Hospital Risoleta Tolentino Neves disse ter nascido novamente. “Eu estava sentada na penúltima cadeira do ônibus, foi isso que me salvou. Na hora foi um barulho muito alto e tudo ficou escuro, a gente não entendi direito o que havia ocorrido”, contou a vítima.

Um forte aparato foi montado para atender a ocorrência. Pelo menos oito viaturas dos bombeiros e além de ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estão no local. Policiais militares também auxiliam nos trabalhos. Uma equipe da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) também foi acionada. Um helicóptero é outro recurso usado na ocorrência.

O Viaduto Guararapes, que desabou sobre a Avenida Pedro I, começou a ser construído há um ano. Segundo a Sudecap, a estrutura faz parte do complexo de obras para o alargamento da avenida. O elevado seria inaugurado nos próximos dias e já estava em fase final de acabamento, com a retirada das escoras.

Veja a lista de feridos internados no Risoleta Neves:

Maria Gomes da Silva, 65
Gerson Sandré Lopes, 42
Jose Hilton Ribeiro, 46
Penélope de Fátima Ferreira, 29
Débora Nunes Reigada (trocadora),
Érica Alves Moreira, 34
Rosilene Fernandes Costa, 50
Ana Paula Evangelista, 19
Vanderci Martins de Oliveira, 46
Maria Célia da Silva, 55
Cristina Cassimira de Oliveira, 45
Uma criança de 5 anos

No Odilon Beherens:

Fábio Junior Silva, 34
Carlos Margem Silva, 38
Marcelo Rodrigues, 32

O nome dos internados na UPA não foi divulgado ainda.

Vídeo mostra desespero de vítimas:

Veja o momento da queda:


GALERIA DE FOTOS
(Fotos: Reprodução / Jornal O Tempo)




Testemunhas do acidente

O caminhoneiro André Dias Sousa escapou de sofrer ferimentos por um triz. Ele estava em um dos caminhões que foi esmagado pela estrutura. “Estava tirando a terra para fazer a base do asfalto novo. Deu um estalo e caiu de uma vez. Não sei como consegui correr. Tem que perguntar para Deus”, explicou.

O corretor de imóveis Rogério Júnior Alves, de 37 anos, flagrou o momento do acidente. “Foi um negócio assustador. Não estou acreditando. Parei no sinal próximo ao prédio do INSS e estava conversando com minha filha. De repente o viaduto caiu de uma vez”, conta assustado.

Ele não soube dizer se a estrutura atingiu algum veículo. “Levantou uma poeira muito grande. Eu entrei a primeira direita e depois peguei a Rua Dois de Outubro. Estava assustado e com minha filha de 13 anos”, disse.

Por meio das redes sociais, várias pessoas comentaram a tragédia. “Tem um busão embaixo dum viaduto que caiu em BH”, disse Tiago Cida. “Viaduto cai e atinge veículos na Avenida Pedro I, em Belo Horizonte”, comenta Mateus Felipeh. “Viaduto que caiu era obra recente, feita para adequar ao BRT (Move)”, afirmou Lucas Morais.

Histórico

Já é a segunda vez que um viaduto construído para o Move apresenta problemas. Em fevereiro deste ano, a avenida chegou a ser interditada após a suspeita de que um outro viaduto da região correria risco de cair. O viaduto interditado na época ligaria os bairros Itapoã e Santa Branca e ficava próximo a Rua Montese. Já o viaduto que desabou nesta quinta-feira (3) fica próximo a avenida General Olimpio Mourão, próximo ao Parque Lagoa do Nado.

No dia 6 de fevereiro, trabalhadores do local perceberam que a estrutura cedeu aproximadamente 30 centímetros. A Sudecap informou que durante a preparação de concretagem do viaduto percebeu-se um pequeno deslocamento lateral na estrutura no sentido bairro.

Com isso, os serviços foram suspensos e as vias que circundam o viaduto foram interditadas, sendo que no dia 10 de fevereiro a situação já havia se normalizado. A estrutura foi travada para não ocorrer nenhum deslocamento e está sendo monitorada constantemente pela equipe de plantão. O viaduto neste momento está estável.

A empresa

A Construtora Cowan foi criada em 1958, em Montes Claros, no Norte de Minas. Segundo site da empresa, ela já participou da construção de rodovias, ferrovias, obras de saneamento, construção de barragens, usinas hidrelétricas e até aeroportos.

Dentre obras de destaque, além do BRT/Move da avenida Pedro I e Antônio Carlos, também estão a da Linha Verde (que liga o centro de Belo Horizonte até o Aeroporto de Confins), duplicações da BR-040 (feitas pelo Dnit antes do leilão), e Gasoduto do Vale do Aço. Além disso, ela também está realizando obras de ampliação do Aeroporto de Confins (pistas de pouso e decolagem) e do metrô do Rio de Janeiro.

A empresa se pronunciou por meio de nota: “A Cowan lamenta profundamente o ocorrido com o viaduto sobre a Avenida Pedro I. Neste momento, a prioridade é o apoio às vitimas e aos familiares. A empresa informa que já enviou ao local a equipe técnica para iniciar as investigações.”

OUTRAS FOTOS DO ACIDENTE:
(Fotos: Reprodução / Jornal Hoje em Dia)



(Fonte: O Tempo / Estado de Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui